Balão provoca incêndio florestal no Morro do Saci em Atibaia

Balão provoca incêndio florestal no Morro do Saci em Atibaia

Na tarde do último domingo, 25,  um balão de fabricação caseira caiu na região do Morro do Saci, em Atibaia, provocando um incêndio florestal de grande proporção.

O fogo teve início no topo do morro, por volta das 18h, atingindo cerca de 13 hectares de uma área de preservação de difícil acesso. Equipes da Fundação Florestal, Bombeiros e da Associação Serra do Itapetinga Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos (SIMBiOSE) atuaram no local.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Em nota, a Prefeitura de Atibaia divulgou que aa Defesa Civil,  no momento do incêndio, estava atendendo a ocorrências de fogo em outras regiões da cidade, mas esteve ontem à tarde no local para prestar apoio.

De acordo com moradores da região, a soltura do artefato que provocou o incêndio aconteceu no bairro Itaguaçu.

Brigadistas passaram a noite de domingo e a madrugada de segunda combatendo as chamas com o uso de abafadores, sopradores e bombas costais.

A mensuração da devastação causada no Morro do Saci ainda não foi feita pela Prefeitura de Atibaia. Já se sabe, no entanto, que os prejuízos ambientais são enormes.  A região, além de abrigar espécies ameaçadas de extinção, como o sagui-da-serra-escuro e a paca, está inserida parcialmente na bacia do córrego do Onofre. O manancial abastece cerca de 25% da população da cidade.

Devido à importância ambiental, paisagística e histórica do Morro do Saci para a cidade, a Prefeitura estuda a criação da terceira unidade de conservação municipal na área.

Outras queimadas

Também no domingo, a Defesa Civil de Atibaia informou que houve ocorrências de fogo e queimadas nos bairros: Maracanã, Palavra da Vida, Estância Parque Atibaia e Estrada dos Pires.

Durante o final de semana foram 12 atendimentos e ontem mais dois focos de incêndio.

Balões são proibidos, colocar fogo em terrenos também!

Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios é crime ambiental. O crime está previsto na lei federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.

Além disso, colocar o foto em terrenos também é crime em Atibaia. Segundo a lei municipal nº 4606 (de 11 de julho de 2018) a utilização de fogo para a limpeza de terrenos e a queima de lixo são infrações ambientais passíveis de multa. Elas, aliás, podem variar de R$ 570,95 até R$ 38 mil.

Essa não é a primeira queda de balão registrada em Atibaia. Em 2018, seis pessoas chegaram a ser presas quando entraram em um condomínio para resgatar um balão que caiu no local. 

VEJA MAIS NOTÍCIAS DE ATIBAIA

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta. Para mais notícias de Atibaia, siga a página Atibaia Em Pauta no Facebook.

Para receber as principais notícias de Atibaia, bem como Bragança Paulista e região no celular participe do grupo de WhatsApp do Em Pauta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *