Black Friday 2020 confira dicas do PROCON para não cair em golpes

A Black Friday é um evento comercial que marca o início das compras natalinas em todo o mundo. Celebrada tradicionalmente  na última sexta-feira do mês de novembro, a Black Friday é marcada por promoções e descontos em um único dia.

Mas é preciso ficar atento para não cair em golpes.

O evento acontecerá na sexta-feira, dia 27, e o Procon de Bragança Paulista orienta que desde já é preciso colocar algumas atitudes simples, mas fundamentais para aproveitar a data.

VEJA TAMBÉM

Natal: um grito de paz acontece hoje às 20h
Bragança registra mais 53 casos de COVID-19
SENAI de Bragança abre inscrições para cursos técnicos

Para isso, o consumidor já deve começar a pesquisar sobre o produto ou serviço de seu interesse como características, funções, etc, e, principalmente, verificar qual o preço que está sendo praticado hoje no mercado.

O ideal é fazer um print da tela com o preço ofertado pelo estabelecimento, deste modo, ele terá como acompanhar a evolução e comprovar os valores para eventual questionamento.

Outra orientação do Procon é fazer uma lista do produto ou serviço, que precisa ou deseja e estipular um limite de gasto, evitando assim prejudicar o orçamento.

É necessário que o cliente também observe o prazo de entrega e informe antecipadamente sobre a política de troca da empresa, pois são atitudes que ajudam a evitar problemas. O valor do frete também é algo que deve ser observado, pois se o valor for muito alto, o preço promocional pode não valer a pena.

Nas compras feitas em sites, é preciso estar atento se há alteração no preço informado inicialmente (da oferta inicial, passando pela colocação do produto no carrinho até o pagamento). Antes de qualquer compra online, é importante fazer uma consulta à lista “evite estes sites” do Procon-SP (https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php).

O Código de Defesa do Consumidor assegura os direitos de todo comprador, portanto, esteja sempre atento e se necessário, consulte-o.

Outras dicas

Em compras feitas fora do estabelecimento, ou seja, internet, telefone, catálogo, o consumidor tem sete dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta.

Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.

Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número de parcelas deverá constar de modo expresso. O consentimento é a base na relação de consumo, devendo prevalecer a transparência.

Em caso de dúvidas, o Procon de Bragança Paulista atende nos telefones (011) 4034-7049 ou (011) 4034-7084, além do e-mail ([email protected]). Devido a pandemia de Coronavírus (Covid-19), o atendimento presencial está sendo realizado por meio de agendamento prévio.

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como da região, no celular?  É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *