Bragança abre Centro de Atendimento à Dengue e realiza mais nebulizações

Bragança abre Centro de Atendimento à Dengue e realiza mais nebulizações

Bragança Paulista registrou até sexta-feira (8), um total de 2.168 notificações de dengue. Destes, 1.555 casos já foram confirmados para a doença. Com este aumento de casos e sobrecarga dos serviços de atendimento a Secretaria de Saúde, que já separou os atendimentos de crianças e adultos anunciou que implantará a partir da próxima terça-feira (12) o Centro de Atendimento à Dengue – CAD. Além disto, dará durante a semana ao cronograma de nebulizações.

Centro de Atendimento à Dengue

O CAD funcionará na UPA Vila Davi (parte de cima da unidade) e atenderá todas as pessoas que apresentarem sintomas da dengue como febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, vômito, manchas vermelhas no corpo.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



A entrada do CAD será pela rua Francisco de Melo Cabral (em frente ao número 11) e a saída será pela rua Martinho Borges da Fonseca Araújo.  Profissionais da saúde realizarão a triagem, avaliação médica para indicação de coleta de exames do tratamento mais adequado, como hidratação, medicação e encaminhamento para internação de casos mais graves.

Vale lembrar, que por causa da sobrecarga no atendimento a pediatria da Vila Davi foi transferida para o Bom Jesus, que está atendendo exclusivamente crianças até 13 anos. Já na Vila Davi o atendimento é voltado para adolescentes maiores de 13 anos, adultos e idosos.

Nebulizações

A Prefeitura dará continuidade também durante a semana ao cronograma de nebulizações que tem o objetivo é eliminar o mosquito adulto transmissor da dengue. Na segunda-feira (11), a ação terá início a partir das 7h30, e acontecerá nos bairros Júlio Mesquita, Jardim das Laranjeiras e Darcilândia.

Antes de iniciar a aplicação, uma moto passará nas ruas a fim de avisar os moradores que a nebulização terá início. Em seguida, soará a sirene do carro que fará a nebulização. A Prefeitura não aplicará o inseticida onde as casas estiverem fechadas ou com animais soltos, bem como na frente de estabelecimentos comerciais, escolas, creches e  restaurantes.

O carro fará três ciclos de aplicação.  Em caso de chuva, a Secretaria de Saúde transfere a nebulização para o dia posterior.

Durante a aplicação, as pessoas não devem sair de casa. Quando ouvir a sirene, os moradores dos bairros devem abrir portas e janelas deixando as cortinas abertas. É importante isolar em um cômodo por 30 minutos animais e seus bebedouros, crianças, idosos e pessoas com asma e bronquite.

Prevenção e denúncias

Sabia que 75% dos criadouros de mosquito ficam dentro ou no entorno dos domicílios?

Reserve 10 minutinhos ao dia para buscar locais onde possa ficar água parada aí na sua casa. Isso pode ajudar a salvar vidas – inclusive a sua e de sua família.

  • Deixe bem fechada a caixa d’água.
  • Receba bem o agente de saúde.
  • Amarre bem os sacos de lixo.
  • Coloque areia nos vasos de plantas.
  • Guarde pneus em locais cobertos.
  • Limpe bem as calhas de casa.
  • Não acumule sucata e entulho.
  •  Esvazie garrafas PET, potes e vazos.

Moradores de Bragança Paulista podem efetuar denúncias de possíveis focos de dengue pelo telefone: (11) 4033-0283 ou pelo e-mail: [email protected].

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *