Bragança anuncia transporte gratuito na Eleição, mas volta atrás

Bragança anuncia transporte gratuito na Eleição, mas volta atrás

Bragança Paulista vive um impasse com relação ao transporte público gratuito no dia das Eleições 2024.

Na quarta-feira (18) a Prefeitura anunciou que a empresa JTP Transportes disponibilizaria transporte público gratuito no dia 6 de outubro, data das eleições municipais.

Todavia, nesta quinta-feira (19) a Secretaria de Comunicação solicitou que os veículos de comunicação desconsiderassem a informação e aguardassem um novo comunicado sobre o tema.

O transporte de eleitoras e eleitores no dia da votação é regulado tanto pela Lei nº 6.091/1974 quanto pela Resolução do TSE nº 23.736/2024. Estas dispõem sobre os atos gerais do processo eleitoral para as eleições municipais deste ano. As medidas determinam a oferta gratuita de transporte coletivo urbano e intermunicipal para facilitar o acesso de eleitores e eleitoras aos locais de votação.

O Em Pauta apurou que a Justiça Eleitoral de Bragança oficiou a Prefeitura se a resolução seria cumprida em Bragança Paulista e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana respondeu que sim. Inclusive especificou que o transporte funcionaria com a mesma frequência dos dias úteis e as mesmas linhas.

No comunicado oficial, agora sem efeitos, a SECOM afirmou ainda que a empresa poderá criar linhas especiais, utilizar veículos públicos e requisitar veículos adaptados para garantir que todos os cidadãos tenham acesso ao transporte durante o dia de votação. Pois esta ação assegura o direito ao voto e facilita a participação democrática de toda a população.

PRAZO DA JUSTIÇA ELEITORAL

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), terminou no último sábado (17), o prazo para que as pessoas responsáveis por repartições, órgãos e unidades do serviço público federal, estadual e municipal informem ao juízo eleitoral correspondente o número, a espécie e a lotação dos veículos que dispõem para o transporte gratuito de eleitoras e de eleitores no 1º e no 2º turno das Eleições 2024.

A data-limite também valia para informar ao juízo eleitoral itinerários, horários e modalidades de transporte que serão disponibilizados gratuitamente nos dias de votação.

Portanto, quando houver nova manifestação da Prefeitura sobre transporte público gratuito no dia das Eleições 2024, o Em Pauta divulgará em seus canais, com o objetivo que prestar serviço à população.

📲  Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *