Bragança atinge 97% com primeira dose e 38% com imunização completa

Bragança atinge 97% com primeira dose e 38% com imunização completa

Em seu último balanço, divulgado neste domingo, 15, a Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista informou que foram aplicadas 122.643 doses de vacinas contra COVID-19 em primeira dose e 48.010 unidades de segunda dose ou dose única.

Como, de acordo com a Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, até o momento a população elegível para receber a vacina é de 125.420 pessoas acima de 18 anos, isto indica que 97,78% do público já foi imunizado com a primeira dose e 38,27% com a imunização completa.

PRAZOS

A Prefeitura de Bragança Paulista destaca que os números da segunda dose levam um tempo para ser alterado devido ao seu intervalo, ou seja, as vacinas da Fiocruz/Astrazeneca e Pfizer precisam cumprir o intervalo de 8 a 12 semanas para poder ser aplicada.

A Coronavac, o intervalo preconizado é de 21 a 28 dias. Já a Janssen, é feita apenas com uma dose. Estes são os prazos que estão em vigência no Estado de São Paulo.

Posteriormente, quando acabar esta etapa, se iniciará a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos.

CRONOGRAMA ESTADUAL

De acordo com o cronograma do Governo do Estado de São Paulo, a partir do próximo dia 18 serão vacinados adolescentes de 12 a 17 anos que tenham comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas (período de 45 dias após o parto).

No dia 30 de agosto se inicia a imunização de todos de 15 a 17 anos. E, por fim, em 6 de setembro, todos com 12 a 14 anos.

O Em Pauta perguntou à Secretaria de Comunicação da Prefeitura, quantos adolescentes devem ser vacinados em Bragança Paulista, para inserir tal número na proporção da população que deve ser imunizada. Todavia, ainda não tivemos retorno.

18 ANOS OU MAIS

O agendamento para pessoas com 18 anos ou mais, aberto às 18h de segunda-feira, 9, se esgotou por volta das 22h15 do mesmo dia.

Neste caso, aqueles que não conseguiram agendar, devem aguardar a abertura de um novo agendamento. Este ocorrerá quando um novo lote de vacinas chegar ao município. A Prefeitura não divulga previsão de abertura e sim o faz, quando as doses efetivamente chegam.

O Em Pauta também perguntou à Secretaria de Comunicação, se um novo agendamento deve ser aberto exclusivo a maiores de 18 anos ou se seguirá no critério adotado em Bragança até aqui, de que quando um novo grupo é contemplado (no caso adolescentes com comorbidades), se o público anterior (maiores de 18 anos), também podem se vacinar. Mas também não obtivemos retorno até este domingo.

QUEM MAIS CONSEGUE SER VACINADO AGORA?

Na tarde deste domingo, 15, ainda havia horários disponíveis no site da Prefeitura para os seguintes grupos:

  •  segunda dose de vacinados com CoronaVac até 21/7 (Unidades de Vacinação: Ginásio Lourenção e Unidade de Saúde Henedina Cortez)
  • segunda dose de vacinados com AstraZeneca até 04/6 (Unidades de Vacinação: Unidade de Saúde Henedina Cortez e Academia de Saúde do Parque dos Estados)
INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.

No Em Pauta, você encontra notícias atualizadas sobre o avanço da COVID-19 em Bragança Paulista, Atibaia e região,

Quer receber notícias atualizadas de Bragança Paulista, bem como região no celular? Entre no grupo de WhatsApp do Em Pauta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *