Bragança confirma 160 casos de COVID e transfere um paciente

Nas últimas 24 horas, segundo boletim da Secretaria de Saúde de Bragança Paulista mais 160 novos casos de COVID-19 foram confirmados. A título de comparação, durante o último mês de dezembro inteiro o município registrou apenas 210 novos casos da doença. Com os 160 novos casos de COVID hoje (12), Bragança Paulista já registrou em 2022, um total de 601 novos casos.

Além do alto número de novos casos confirmados, chama atenção no boletim desta quarta-feira (12) o registro de uma transferência de paciente atendido pelo SUS. As transferências acontecem quando o sistema de saúde está colapsando e não há vagas para internação.

Os leitos são regionalizados e a taxa de ocupação de 76% que Bragança Paulista registra hoje (12), é referente ao contexto de 17 leitos, sendo 10 deles na Santa Casa de Bragança Paulista e 7 na Santa Casa de Socorro. Por enquanto não foram anunciados aumento de leitos. No pico da pandemia ano passado, o município chegou a operar com mais de 100% de ocupação mas tinha 41 leitos disponíveis.

Vale lembrar ainda, que no dia 22 de dezembro, antes das festas de final de ano, apenas 5% dos 17 leitos de UTI COVID estavam ocupados. Os números foram subindo gradativamente.  A taxa de ocupação dos leitos de enfermaria não é mais divulgada pela Prefeitura de Bragança Paulista.

Ainda com relação às transferências, desde o início da pandemia foram transferidos 106 pacientes de Bragança Paulista para outros hospitais fora da região. A Prefeitura não divulgou a idade do paciente transferido nas últimas 24 horas, nem para onde o mesmo foi levado. Essa é a primeira transferência de 2022.

Diante do aumento exponencial dos casos, o prefeito Jesus Chedid anunciou restrições para bares, restaurantes e similares, que desde ontem só podem funcionar até as 22h com todos clientes sentados.  Como este aumento acontece em todo o Estado, o Governador João Doria também irá anunciar hoje, às 12h45 novas medidas restritivas.

SEM NOVAS MORTES

Apesar do aumento de casos, o boletim de hoje não registrou novas mortes. Uma morte suspeita divulgada na última sexta-feira, ainda segue em investigação. A vítima é uma senhora, de 92 anos, que estava hospitalizada em leito de UTI e faleceu na terça-feira, 4. A última morte confirmada aconteceu em dezembro e teve como vítima uma senhora de  79 anos, que estava na sua residência e faleceu no dia 19.

O boletim de hoje mostra ainda que as internações de moradores de Bragança Paulista em leitos SUS, bem como de convênios e particulares caiu de 10 para 9. Dos 9 pacientes de Bragança Paulista internados, 2 estão com teste positivo para COVID e 7 aguardam resultados de exames.

OUTROS NÚMEROS

O boletim desta quarta-feira (12) registra ainda:

  • 61,164 notificações ao Ministério da Saúde desde o início da pandemia, sendo que só hoje foram 234 notificações de casos suspeitos
  • 100.188 testes realizados desde o início da pandemia
  • 160 casos confirmados de COVID-19 desde a última atualização
  • 28.067 casos confirmados desde o início da pandemia
  • 26.901 pessoas recuperadas desde o início da pandemia
  • 572 pacientes positivos em isolamento domiciliar
  • 19 pacientes aguardando resultados dos exames em casa
  • 9 pacientes internados, sendo 2 positivos e 7 aguardando resultado do exame.
  • 592 mortes confirmadas e 1 em investigação
  • 155.919 pessoas vacinadas com uma dose, 142.302 imunizadas com duas doses ou dose única, 56.670 pessoas com dose de reforço.
INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.

No Em Pauta, você encontra notícias atualizadas sobre a COVID-19 em Bragança Paulista, Atibaia e região.

Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *