Bragança confirma mais 8 mortes de COVID-19, duas com um mês de atraso

Bragança confirma mais 8 mortes de COVID-19, duas com um mês de atraso

O boletim de hoje, 15, da Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista registrou mais 8 óbitos confirmados em decorrência da COVID-19, sendo que 2 deles já estavam em investigação.

Chama atenção no boletim,  que além das duas mortes que estavam em investigação outras duas mortes que aconteceram em março só agora foram contabilizadas, sem qualquer justificativa da Prefeitura de Bragança Paulista.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a demora acontece e isto pode prejudicar a avaliação do Estado na real situação epidemiológica do município.

Em outras oportunidades, a Prefeitura de Bragança Paulista chegou a alegar que a demora acontecia por causa das mortes terem sido em outras cidades, mas desta vez, uma delas aconteceu justamente na UPA Bom Jesus, que é de responsabilidade da administração municipal.

Com mais 8 mortes confirmadas, agora são 318 óbitos desde o início da pandemia.  Vale lembrar ainda que além disso, o boletim de hoje trouxe o registro de mais duas mortes suspeitas, com isto, agora são 3 óbitos em investigação.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

As mortes

As 8 novas mortes que entraram no boletim de hoje são:

  • nº 311: paciente do sexo feminino, de 65 anos, que estava hospitalizada na UPA Bom Jesus, aguardando por vaga de internação, e faleceu no dia 18 de março. A morte não aparecia na lista de casos suspeitos.
  • nº 312: paciente do sexo masculino, de 69 anos, estava hospitalizado em leito de UTI e faleceu no dia 14 de março. A morte não aparecia na lista de casos suspeitos.
  • nº 313: paciente do sexo masculino, de 46 anos, que estava hospitalizado em leito de UTI e faleceu no último sábado, 11. A morte era investigada desde então.
  • nº 314: paciente do sexo feminino, de 54 anos, que estava hospitalizada em leito de UTI e faleceu no sábado, 11. A morte era investigada desde então.
  • nº 315: paciente do sexo masculino, de 48 anos, que estava hospitalizado em leito de UTI e faleceu ontem, 14.
  • nº 316: paciente do sexo feminino, de 61 anos, que estava hospitalizada em leito de UTI e faleceu na terça-feira, 13.
  • nº 317: paciente do sexo feminino, de 77 anos, que estava hospitalizada e faleceu ontem 14. A Prefeitura não divulgou se o paciente estava em leito de enfermaria ou UTI, ou se aguardava vaga.
  • nº 318: paciente do sexo masculino, de 53 anos, que estava hospitalizado em leito de UTI e faleceu ontem, 14.

Balanço das mortes

Bragança Paulista tem agora 318 mortes confirmadas em decorrência da COVID-19. Destas, 103 mortes aconteceram entre março e dezembro de 2020. Outras 215 de janeiro até agora, ou seja, o ano de 2021 já tem mais que o dobro de mortes de 2020 inteiro.

Em janeiro foram 25 mortes, em fevereiro 34. O mês de março tem com as duas mortes confirmadas hoje, um total de 122 mortes. Já em abril, os exames confirmaram 34 mortes. Três seguem em investigação.
Entre os 318 pacientes que vieram a óbito, 165 eram homens, bem como 153 eram mulheres. Além disso, 85 vítimas fatais tinham menos de 60 anos. Já as outras 233 vítimas tinham 60 anos ou mais.

Já as duas mortes suspeitas que entraram no boletim de hoje são de um paciente do sexo masculino, de 84 anos e de uma paciente do sexo feminino, de 50 anos, que faleceram na terça-feira, 13. Ambos estavam hospitalizados, mas a Prefeitura de Bragança Paulista não informou se em leito de enfermaria, UTI, ou se aguardavam por vaga.

Outros números

O boletim de hoje da Secretaria de Saúde indica ainda:

  • 29.854 notificações ao Ministério da Saúde, sendo que só no boletim de hoje foram mais 444 notificações de casos suspeitos
  • 60.440 testes realizados desde o início da pandemia
  • 221 casos confirmados de COVID-19, em 24 horas
  • 14.825 casos confirmados desde o início da pandemia
  • 10.596 pacientes recuperados, 190 recuperado nas últimas 24 horas.
  • 3,834 pacientes positivos em isolamento domiciliar
  • 271 pacientes aguardando resultados de exame em casa
  • 77 pacientes positivos internados
  • 29 pacientes aguardando resultados de exames internados
  • 318 mortes confirmadas e 3 em investigação
  • 23.001 pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra a COVID-19 e 9.377 imunizadas com as duas doses.

As internações e fila de espera

O município tem hoje 77 pacientes internados com confirmação de COVID-19. Além disso, tem também 29 aguardando resultados de exames.

Somando as internações de casos positivos e suspeitos, nas últimas 24 horas, subiu para 106 o número de internações. Deste total de 106 pacientes internados, 31 foram transferidos para outras cidades por causa do colapso nos hospitais locais.

Atualmente o SUS oferta para Bragança Paulista e região 46 vagas de UTI e 30 de enfermaria. Além disso, a Prefeitura de Bragança criou 20 leitos de enfermaria. Todos estes leitos têm taxa de 100% de ocupação.

Hoje em Bragança Paulista há 1 paciente aguardando por vaga em UTI.

Informe-se

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://jornalempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *