Bragança contabiliza mais duas mortes de COVID uma delas com 24 dias de atraso

Bragança contabiliza mais duas mortes de COVID uma delas com 24 dias de atraso

O boletim de hoje, 22, da Secretaria de Saúde de Bragança Paulista trouxe o registro de mais dois óbitos em decorrência da COVID-19. Com isto já são 144 mortes desde o início da pandemia. Chama atenção, entretanto, que uma das mortes aconteceu em janeiro e só foi divulgada agora, 24 dias depois. Além disso, o boletim de hoje, mostra mais 145 notificações de casos suspeitos de COVID-19 e que os leitos de UTI SUS estão operando com 103% de taxa de ocupação.

As mortes

O motivo do atraso de 24 dias para contabilizar um óbito não foi explicado pela Prefeitura de Bragança Paulista até o fechamento desta reportagem.

A vítima fatal confirmada de nº 143 da COVID-19 é uma mulher, de 70 anos que foi atendida pelo SAMU no dia 29 de janeiro. A Prefeitura não divulgou se a paciente chegou a dar entrada em algum hospital ou faleceu na residência, mas confirmou o óbito em decorrência da COVID-19. Porque o óbito não estava listado como suspeito desde o final do mês passado, quando foi registrado, também não foi divulgado.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Com a confirmação de mais esta morte, ao invés de 23 óbitos janeiro registrou um total de 24 mortes. O mês é o recordista no número de falecimentos em decorrência da COVID-19, desde o início da pandemia.

A outra morte confirmada no boletim de hoje, 22, teve como vítima uma mulher, de 76 anos, que estava em leito de enfermaria e evoluiu a óbito ontem, 21.

Em nota, a Secretaria de Saúde lamentou ambas as mortes.

Balanço das mortes

Desde o início da pandemia Bragança Paulista registrou 144 mortes em decorrência da COVID-19, sendo que 103 foram registradas entre março e dezembro de 2020 e 41 em 2021.

Se o mês de janeiro é o recordista no número de falecimentos em decorrência da COVID-19, desde o início da pandemia com 24 mortes registradas em um único mês, o mês de fevereiro já tem 17 mortes confirmadas.

Em 2020, os meses que mais registraram mortes em decorrência da COVID-19 foram agosto, bem como setembro, com 21 mortes confirmadas em cada um dos meses.

Das 144 vítimas fatais da COVID-19 desde o início da pandemia, 72 pacientes que vieram a óbito eram homens, bem como 72 eram mulheres. Além disso, 27 vítimas fatais tinham menos de 60 anos. Já as outras 117 vítimas tinham 60 anos ou mais

As internações

O boletim de hoje da Secretaria de Saúde indica que 44 moradores de Bragança Paulista estão internados, tanto em leitos SUS como particulares. Ao todo, 28 pacientes já têm confirmação de coronavírus. Além disso, 16 pacientes aguardam internados os resultados dos exames.

Já com relação à taxa de ocupação dos leitos regionais de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Sistema Único de Saúde (SUS) o boletim indica, aliás, que houve aumento das internações. As UTIs SUS destinadas exclusivamente para casos de COVID estão lotadas e pacientes já ocupam vagas destinadas para outras doenças. A taxa subiu de 100% no domingo para 103% da ocupação nesta segunda-feira, 22.

A taxa de ocupação de leitos de enfermaria que no domingo era de 100% caiu para 93%.

Vale lembrar, que ambas as taxas se referem a leitos regionais SUS, ou seja, leitos que atendem Bragança Paulista e mais 10 cidades da região. Ao todo o SUS disponibiliza 31 leitos de UTI, sendo 16 leitos no HUSF, 10 na Santa Casa de Bragança e 5 na Santa Casa de Socorro. Já quando o assunto são enfermarias são 30 no total, sendo 30 no Hospital de Campanha, na Santa Casa de Bragança Paulista.

O Em Pauta questionou a Prefeitura ontem se pacientes do município foram levados para outras cidades, quantos estão internados fora, mas até o fechamento desta reportagem não também obteve retorno. Ainda questionamos se há possibilidade de contratação de leitos particulares para atender os moradores daqui, mas não obtivemos resposta.

Outros números

Desde o início da pandemia, a Prefeitura realizou 19.007 notificações ao Ministério da Saúde, bem como realizou 39.847 testes. Nas últimas 24 horas a Secretaria de Saúde registrou mais 76 casos confirmados de COVID-19.

Ao todo, 9.271 casos foram confirmados até agora sendo que destes 7.547 pacientes estão recuperados. Além disso, 1.552 pacientes ainda estão em isolamento domiciliar, 28 estão internados e 144 morreram.

O município aguarda o resultado de 464 exames, sendo que destes, 448 pacientes estão em isolamento domiciliar, bem como 16 estão internados.

O boletim de hoje também indica o descarte de 69 casos da doença.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Já para conferir a lista de pessoas vacinadas no município acesse: https://bragancaempauta.com.br/confira-aqui-lista-atualizada-de-vacinados-em-braganca-contra-covid-19/

Quer receber nossas notícias no celular?
É só clicar aqui: WhatsApp do Jornal Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *