Bragança e Atibaia negam aplicação de vacinas vencidas 

Bragança e Atibaia negam aplicação de vacinas vencidas 

Nesta sexta-feira, 2, o jornal Folha de São Paulo publicou a reportagem “Milhares no Brasil tomaram vacina vencida contra Covid”.

De acordo com a matéria, pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca teriam sido aplicadas em 1.532 municípios do país, incluindo Bragança Paulista e Atibaia.

Ainda segundo a reportagem, uma única unidade teria sido utilizada em Bragança, no Centro de Saúde do Lavapés.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Tentando entender melhor a questão, o Em Pauta enviou à Secretaria Municipal de Saúde alguns questionamentos como: se tratava-se de uma unidade, um frasco ou um lote supostamente vencido; quantas pessoas teriam sido vacinadas; e caso se confirmasse o conteúdo da Folha, que medidas seriam tomadas.

No final da tarde desta sexta, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma Nota Oficial sobre a questão, negando a aplicação de vacinas vencidas em Bragança Paulista.

“A Divisão de Vigilância Epidemiológica esclarece que o município NÃO recebeu nenhum lote vencido. Informamos que houve APENAS o registro do lote errado de uma DOSE no sistema do Governo do Estado de São Paulo VACIVIDA. A vacina aplicada é do lote ABX0529. Reforçamos que a correção já foi efetuada pela equipe”, esclarece o Executivo.

ATIBAIA TAMBÉM NEGA

Outra cidade da região que consta na matéria da Folha de São Paulo e que também negou que tenha utilizado doses vencidas, é a Atibaia, onde teriam sido utilizadas 16 unidades vencidas.

“A Prefeitura de Atibaia informa que não aplicou vacina contra COVID-19 fora do prazo de validade”, diz trecho do comunicado que informa na sequência que a Secretaria Municipal de Saúde checou dados nesta sexta-feira, 2, e constatou se tratar de “erro de digitação no sistema, do número do lote e/ou da data de aplicação”.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Atibaia, a Secretaria de Saúde entrou em contato com as pessoas que receberam as doses para confirmar o equívoco.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

No Em Pauta, diariamente você encontra notícias atualizadas sobre o avanço da COVID-19 em Bragança Paulista, Atibaia e região,

Quer receber notícias atualizadas de Bragança Paulista, bem como região no celular? Entre no grupo de
WhatsApp do Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *