Bragança inicia campanha de vacinação contra a paralisia infantil

Bragança inicia campanha de vacinação contra a paralisia infantil

Na segunda-feira (27) a Secretaria de Saúde de Bragança Paulista iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil).

A ação vai até o dia 14 de junho e visa reduzir o número de crianças menores de cinco anos de idade não imunizadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil.  A vacinação é a única forma de prevenção contra a doença.

Para a imunização, os pais ou responsáveis devem levar o seu filho(a) até uma das 29 unidades de saúde do município. Vale lembrar, que seis Unidades de Saúde possuem horário estendido até às 21h: Águas Claras, Planejada 1, Planejada 2, Vila Davi, Santa Luzia e Vila Aparecida.

No dia 8 de junho, um sábado, está programado para ocorrer o dia “D” de Mobilização Nacional.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% de um total de 13 milhões de crianças na faixa etária definida. Em 2023, em Bragança Paulista, houve a campanha para a atualização de carteirinha com a vacina da pólio, em que 90,31% de crianças de 1 ano foram imunizadas.

 A POLIOMIELITE

A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.

O Brasil não registra casos de pólio desde 1989. Em 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No ano passado, entretanto, o Brasil foi classificado pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas como território de alto risco para reintrodução do poliovírus.

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *