Bragança inicia vacinação de 10 a 14 anos contra a dengue

Bragança inicia vacinação de 10 a 14 anos contra a dengue
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Bragança Paulista iniciará na segunda-feira  (6) a vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias,. A Secretaria de Saúde do município informou que recebeu as doses da vacina tarde desta sexta-feira (3). público que segundo a pasta concentra a maior proporção de hospitalização.

A vacinação acontecerá a partir do período da tarde, até quando durarem os estoques, nas unidades Águas Claras, Centro de Saúde, Planejada 2, Vila Davi, Santa Luzia e Vila Aparecida.



Pais ou responsáveis devem apresentar a carteira de vacinação da criança, comprovante de endereço e documento com foto da criança/adolescente.

A vacina dengue é composta pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus da dengue atenuado, com objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus. O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses entre as doses. A meta é atingir 90% das crianças e adolescentes para o esquema completo.

Recomendações

Se a criança ou adolescente teve dengue é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal.

Caso, a criança ou adolescente tome a primeira dose da vacina e a infecção ocorra após o início da vacinação, não há necessidade de alteração do intervalo entre a dose 1 e dose 2, desde que a dose 2 não seja aplicada com período inferior a 30 dias no início da doença. Esse intervalo não prejudica a resposta imunológica para a complementação do esquema vacinal, não sendo necessário reiniciá-lo.

Contraindicações

Não devem tomar a vacina crianças e adolescentes que possuam:

  •  Anafilaxia à substância ativa ou a qualquer excipiente listado na seção composição da vacina ou a uma dose anterior dessa vacina;
  • Pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles recebendo quimioterapia ou corticoides sistêmicos em doses elevadas (por exemplo 20 mg/dia ou 2 mg/kg/dia de prednisona por duas semanas ou mais), dentro de quatro semanas anteriores à vacinação;
  • Pessoas com infecção por HIV sintomáticas ou com infecção por HIV assintomática com função imunológica comprometida;
  • Gestantes;
  • Mulheres amamentando (lactantes).

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *