Bragança-Jornal interrompe circulação após 93 anos

Bragança-Jornal interrompe circulação após 93 anos

Na edição imprensa de amanhã, 23, o quase centenário Bragança-Jornal, mais longínquo jornal impresso de Bragança Paulista em atividade anuncia o encerramento de suas atividades impressas.

Por meio de um editorial que ocupa quase que toda a capa da edição, a direção do periódico fala sobre o contexto histórico da cidade na fundação do jornal, a evolução de Bragança Paulista, o momento difícil para o jornalismo impresso e a crise que vive o mundo. “Não é fácil aos atuais diretores, que nasceram e cresceram dentro do Jornal, dar a notícia de que a edição de 30 de janeiro de 2021 interromperá a longa sequência registrada em 14.720 edições”, diz trecho do editorial.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

“Nós, atuais diretores, sucessores de José de Oliveira e Omair Fagundes de Oliveira, guardaremos sempre, na memória e no coração, a atenção, o respeito e o apoio com que fomos tratados por todos ao longo desses 93 anos de histórias inesquecíveis. Trabalhamos muito para evitar esta notícia”, finaliza o pronunciamento.

Apesar de levar o “Diário” no nome, o BJD tinha sua circulação diária de terças a sábados. Aos poucos, essa periocidade foi se espaçando, chegou a ser semanal durante a pandemia e atualmente sua circulação ocorria três vezes por semana.

E foi na redação do Bragança-Jornal, que a fundadora e jornalista responsável pelo Em Pauta, Ana Oliveira, iniciou sua carreira. “Foi no meu primeiro emprego onde aprendi o que fazer como jornalista e o que não fazer. Lá também aprendi muito sobre a relação mídia e poder. O Bragança-Jornal me proporcionou as oportunidades, para eu me inserir profissionalmente no contexto do jornalismo bragantino. Foram centenas de reportagens feitas, muitas que me marcam até hoje. Neste momento, me solidarizo com os jornalistas, diagramadores, fotógrafos, impressores gráficos, entregadores e demais trabalhadores que serão diretamente afetados”, disse.

De acordo com o comunicado, a última edição do Bragança-Jornal será no próximo sábado, 30 de janeiro de 2020.

E com uma frase de um outro editorial do Bragança-Jornal, encerramos esta triste matéria: “Nós da imprensa, jamais aceitaremos qualquer tipo de pressão, notadamente quando ele é feito com interesses pessoais, para satisfação de meros caprichos eleitoreiros, pretendendo que a imprensa seja mera assistente dos fatos que se desenrolam ao seu redor”. (Editorial “Pretende-se que a Imprensa seja submissa”, de 26 de setembro de 2000. Edição n° 9.861).

(Editorial “Pretende-se que a Imprensa seja submissa”, de 26 de setembro de 2000. Edição n° 9.861).

 

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação  é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta;

Quer receber notícias no celular?
É só clicar aqui: WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *