Bragança Paulista abre concurso público para preenchimento de 16 vagas

Bragança Paulista abre concurso público para preenchimento de 16  vagas

A Prefeitura Bragança Paulista divulgou hoje, 25, o Edital para o Concurso Público nº 01/2021 e o Edital para o Concurso Público nº 02/202. As inscrições terão início no dia 30 de agosto e vão até 30 de setembro. Serão contratados, de acordo com o edital, apenas 16 funcionários, sendo 6 guardas municipais, 6 agentes de trânsito e 4 operadores de máquina.

O anúncio da contratação de apenas 6 guardas municipais via concurso público chama atenção pois acontece justamente dois dias depois da Prefeitura de Bragança Paulista dar ordem de serviço para execução de trabalhos de vigia nos próprios públicos municipais. No total, 60 vigias terceirizados foram contratados para atender os próprios públicos municipais. Eles prestam serviços via empresa MMR – Produções de Eventos e Serviços Ltda.

O último concurso realizado tanto para agentes de trânsito quanto para guardas municipais aconteceu em 2014 e acabou parando na Justiça. Na época, o ex-prefeito Fernão Dias não contratou os 40 aprovados e alguns conseguiram na Justiça o direito de assumir o cargo. Com o tempo, no entanto, parte dessas contratações foi revertida na Justiça pela administração de Jesus Chedid e os aprovados foram exonerados. Desde então, muitos guardas aposentaram, outros faleceram ou pediram exoneração e o efetivo que já era insuficiente em 2014 foi ainda mais reduzido.

Além de ser responsável pela segurança dos próprios públicos, a Guarda Municipal de Bragança Paulista conta com Cavalaria, Canil, Guarda Ambiental e Central de Monitoramento, serviços que funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Diferente de outros cargos, após a contratação, os guardas contratados são obrigados a passar por curso de formação com carga horária mínima de 530 horas, conforme Lei Complementar nº 709 de 18 de novembro de 2011, que inclui entre outras coisas, aulas de defesa pessoal e também de tiro, com base na Matriz Curricular Nacional para Formação das Guardas Municipais.

INSCRIÇÕES PARA OS CONCURSOS

As inscrições serão realizadas no período de 30 de agosto a 30 de setembro, exclusivamente no site do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM). A taxa de inscrição para o cargo de Operador de Máquina Jr é de R$ 67,00, já para os cargos de Agente da Autoridade de Trânsito e GCM é de R$ 74,00.

Para as 6 vagas de GCM e 6 de Agente de Trânsito, os candidatos devem ter pelo menos o Ensino Médio completo. Além disso, os participantes devem atender a requisitos como possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria “AB” e ter no mínimo 18 anos até a data da nomeação.

Homens devem ter altura mínima de 1,65 e mulheres de 1,60. Já para o cargo de Operador de Máquina Jr, a escolaridade exigida é o Ensino Fundamental Completo e CNH categoria “D”.

AS PROVAS

As provas contarão com questões relacionadas a área do conhecimento como Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Específicos, além de testes de aptidão física e outras avaliações nos cargos específicos. A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 17 de outubro.

A confirmação da data e as informações sobre horários e locais, serão divulgados oportunamente através do Edital de Convocação, que será publicado na Imprensa Oficial da municipalidade e paralelamente no site do IBAM.

MAIS VAGAS E CURSOS

Na aba “Oportunidades” do Jornal Em Pauta você encontra dicas de concursos, cursos e vagas de emprego.

Para receber as notícias de Bragança Paulista, bem como da região no celular entre no grupo de  WhatsApp do Bragança Em Pauta

Um comentário em “Bragança Paulista abre concurso público para preenchimento de 16 vagas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *