Bragança Paulista atinge mais de 100% com primeira dose

Bragança Paulista atinge mais de 100% com primeira dose

Em seu último balanço, divulgado neste domingo, 26, a Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista informou que foram aplicadas 144.429 doses de vacinas contra COVID-19 em primeira dose em Bragança Paulista. Isto corresponde mais de 100% do público-alvo.

De acordo com Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, com a inclusão de adolescentes de 12 a 17 anos na vacinação, a meta era imunizar 144.300 pessoas.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

O balanço traz ainda o dado de que foram aplicadas 99.232 doses de segunda dose ou dose única, ou seja, 68,76% do público esperado.

PORQUE ATINGIU MAIS DE 100%?

Em entrevista, a secretária municipal de Saúde, Marina de Fátima Oliveira, explicou o porquê Bragança tem mais de 100% do índice de vacinação, mesmo com algumas pessoas ainda sem a primeira dose.

“Nos vacinamos lá no começo, trabalhadores dos hospitais que eram de Bragança e de fora de Bragança também. Profissionais de saúde que trabalhavam nas Unidades de Saúde do município”, disse.

Outro fator que colaborou para este índice, foi a vacinação de transplantados e estudantes da área da saúde, que também eram de outros
municípios.

“Também vacinamos as pessoas que fazem diálise no município, no HUSF e na clínica particular. Além destes, os estudantes da área da saúde, que fazem estágio no município de Bragança Paulista, que ficou determinado pelo Estado”, disse Marina na ocasião.

OUTROS MOTIVOS

Outro motivo que leva um município a atingir mais de 100% do público-alvo é o turismo da vacina, quando a pessoa vai até outra cidade se vacinar, já que na sua cidade o seu grupo não foi contemplado. Segundo um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz, de 11% a 25% das pessoas se vacinaram fora da sua cidade de residência no país.

E também a defasagem dos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O último Censo Demográfico ocorreu em 2010.
Em 2021, o Censo foi adiado em razão da pandemia. Havia a expectativa da realização de um novo Censo em 2022, todavia, um corte de verba do Governo Federal no Orçamento de 2022, pode inviabilizar mais uma vez o estudo. De acordo com a Agência Brasil, dos R$ 2 bilhões iniciais, restaram apenas R$ 53,3 milhões. O corte de recursos levou o IBGE a cancelar a realização do Censo, com verba insuficiente até para o treinamento dos técnicos.

QUEM MAIS CONSEGUE SER VACINADO AGORA?

Na noite deste domingo, 26, ainda havia horários disponíveis no site da Prefeitura para os seguintes grupos:

• segunda dose de vacinados até 02/8 com Pfizer;
• segunda dose de vacinados até 06/9 com CoronaVac / Sinovac / Butantan;
• segunda dose de vacinados até 13/7 com AstraZeneca / Fiocruz;
• terceira dose de vacinados até 28/3 com 60 anos ou mais;
• terceira dose de imunossuprimidos vacinados há mais de 28 dias.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.

Quer receber notícias atualizadas de Bragança Paulista, bem como região no celular? Entre no grupo de WhatsApp do Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *