Bragança Paulista não deve ampliar vacinação contra dengue

Bragança Paulista não deve ampliar, a princípio, a vacinação contra dengue, conforme autorizado pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (14).
A nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde permite a ampliação do público-alvo para crianças de 4 até adultos com 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
Bragança Paulista, no entanto, não tem doses para vencer daqui dois meses e, portanto, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, as doses existentes continuarão sendo aplicadas em crianças e jovens de 10 a 14 anos.
Caso o município possuísse em seu estoque doses com prazo de validade de 2 meses, as vacinas contra a dengue poderiam ser aplicadas em crianças a partir de 6 anos até adolescentes de 16 anos.
O município, segundo a Secretaria de Saúde, também não possui doses com prazo de validade de um mês. Caso tivesse, poderia aplicá-las no público de 4 a 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Bragança Paulista explicou que a “expansão do público-alvo deve considerar a disponibilidade de doses e a situação epidemiológica de cada estado e município”.
As vacinas contra a dengue seguem disponíveis em Bragança Paulista, por enquanto, para a população de 10 a 14 anos de idade, em todas as 29 unidades de saúde.
Até o momento, Bragança Paulista registrou 229 notificações de dengue, sendo que destes, 52 casos são positivos e 28 estão em investigação. Uma pessoa segue internada no Complexo Hospitalar Santa Casa devido às complicações da dengue.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky