Bragança Paulista realiza 14ª Conferência de Assistência Social

Na próxima quinta-feira (22), a cidade de Bragança Paulista vai sediar um espaço de construção coletiva, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, abordando o tema “20 anos de SUAS: construção, proteção social e resistência”.
O encontro será realizado das 8h às 13h no Teatro Carlos Gomes, unindo representantes da sociedade civil, do poder público e trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) com o objetivo de avaliar os caminhos da política assistencial no município.
A Conferência é promovida pela Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
Preparo coletivo
Entre os dias 6 e 9 de maio, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) sediaram conferências preparatórias, onde representantes da população bragantina participaram de debates organizados por eixos temáticos, com o objetivo de fazer um levantamento de demandas e propostas que serão levadas para a plenária final.
Desafios e avanços do SUAS
Dividida em cinco eixos temáticos que vão da universalização do acesso à assistência social até a sustentabilidade financeira do SUAS, a conferência vai tentar compreender os pontos fortes dos últimos 20 anos e os desafios atuais enfrentados por usuários, profissionais e gestores do setor.
Os pontos em destaque são a valorização profissional, o fortalecimento da rede de proteção social, a integração entre benefícios e serviços socioassistenciais, além da necessidade de transparência e financiamento justo para garantir a continuidade e a expansão das políticas públicas.
Como a conferência funciona
Durante o evento, os participantes vão com o propósito de construir e votar em propostas para os níveis municipal, estadual e federal. Na mesma conferência, serão eleitos oito delegados e seus respectivos suplentes, que representarão Bragança Paulista na próxima etapa estadual da conferência. Esses delegados serão escolhidos entre usuários do SUAS, trabalhadores do setor, organizações da sociedade civil e representantes do poder público.
A programação da conferência vai incluir credenciamento, palestra magna, discussões temáticas em grupos de trabalho e plenária final. O encontro será presidido pela Comissão Organizadora e pela presidente do CMAS, Maria Lourdes Diniz, que vão conduzir as deliberações das propostas e das moções de apoio ou repúdio.
Ao final, todos os delegados receberão certificado de participação, e as decisões da plenária serão encaminhadas para integração nas políticas públicas do município.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky