Bragança realiza cadastro de doadores de medula óssea no dia 1°

Bragança realiza cadastro de doadores de medula óssea no dia 1°

No dia 1° de abril, Bragança Paulista realizará uma grande força-tarefa para cadastrar doadores de Medula Óssea. A ação ocorrerá das 9h às 13h na Igreja Catedral, localizada na Praça Raul Leme, no Centro e o objetivo é realizar 400 novos cadastros.

Sob a coordenação do Centro de Hematologia e Hemoterapia – Hemocentro da UNICAMP, o cadastro para doadores busca pessoas com idade entre 18 e 35 anos, bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e comparecer ao local da campanha alimentado, munido de RG, CPF e, quem tiver, o Cartão Nacional de Saúde (CNS).

[exactmetrics_popular_posts_inline]



No dia do cadastro, será coletada uma amostra de sangue de aproximadamente 10 ml, que será submetida a um teste de laboratório para identificação das características do doador.

QUAL A CHANCE DE SER UM DOADOR?

A chance de encontrar um doador de medula óssea compatível entre pessoas sem laço de parentesco é de uma em 100 mil, e entre pessoas da mesma família, a probabilidade é de 25%. Estes dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), reforçam que o transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.

A medula óssea é um tecido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, conhecido popularmente por ‘tutano’. Nela são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. O transplante de medula óssea é recomendado aos pacientes com doenças que afetam as células do sangue, como leucemias, anemia aplástica (produção insuficiente de células sanguíneas na medula óssea) e linfomas (câncer que começa nas células do sistema linfático).

Estão mobilizados na força-tarefa, além da UNICAMP, a Secretaria de Saúde de Bragança; Marinho Faralhi e equipe MFT Runners Bragança; Biotec; vereadora Rita Leme; Paulo Rocha; Ana Carla Izzo; Polícia Militar e Padre Marcelo.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *