Bragança registra mais 5 mortes, entre elas de homens de 34 e 43 anos

Bragança registra mais 5 mortes, entre elas de homens de 34 e 43 anos

O boletim de hoje, 15, da Secretaria Municipal de Saúde mostra que o sistema de saúde de Bragança Paulista continua em colapso, com 100% de ocupação de leitos de UTI e de enfermaria. Mais 5 mortes em decorrência da COVID-19 e outros dois óbitos suspeitos foram registrados no boletim de hoje. Além disso, 5 pacientes foram transferidos de Bragança Paulista para hospitais de outras cidades, por causa de falta de vagas no município.

Mesmo com esse quadro, dos hospitais em colapso, o prefeito Jesus Chedid optou por manter o comércio e as escolas abertas, adotando medidas restritivas apenas com relação a bares e venda de bebidas alcoólicas no final de semana. O prefeito também prometeu aumentar ônibus em horário de pico e aumentar a fiscalização.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

FILA DE ESPERA POR VAGAS

Mesmo com as mortes suspeitas e confirmadas e com as transferências, o município tem hoje 14 pacientes aguardando na fila de espera por vagas de UTI e de enfermaria. Esses pacientes são atendidos provisoriamente na UPA Vila Davi até que sejam realizadas as transferências via CROSS – Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde.

Dos 14 pacientes, 6 aguardam por leitos de UTI e 8 por leitos de enfermaria.

O boletim de hoje, mostra que mais 5 pacientes foram transferidos para hospitais fora da região. Até ontem, o boletim indicava 49 transferências efetuadas desde janeiro. Hoje, o número saltou para 54 pacientes.

 

HOSPITAIS NO LIMITE

Os 30 leitos regionais de enfermaria SUS do Hospital de Campanha da Santa Casa de Bragança Paulista continuam 100% lotados. O mesmo acontece com os 46 leitos de UTIs, disponibilizados no Hospital Universitário, Santa Casa de Socorro e Santa Casa de Bragança Paulista.

De março até aqui, os leitos SUS sempre estiveram no limite de uso. A última vez que UTI esteve abaixo de 90% foi em 16 de fevereiro, com 83%. Apesar disso, não foram criadas novas vagas.

Os 20 leitos de enfermaria da UPA Vila Davi que foram oficialmente anunciados no dia 1º março, mas que na época já estavam recebendo pacientes, agora também operam no limite. Ontem eles estavam com ocupação de  70%. Hoje a taxa é de 75%.

Ao todo, caiu 100 para 97 o número de moradores da cidade internados. Dos 97 pacientes, 70 já tem confirmação de COVID-19. Além disso, 27 pacientes aguardam os resultados de exames.

BALANÇO DAS MORTES

O boletim de hoje trouxe a confirmação de mais 4 óbitos em decorrência da COVID-19.

As vítimas fatais são:

  • nº 429: trata-se de paciente do sexo masculino, de 43 anos, que estava hospitalizado em leito de UTI e faleceu na sexta-feira, 11
  • nº 430: trata-se de paciente do sexo feminino, de 79 anos, que estava hospitalizada em leito de UTI e faleceu na sexta-feira,  11.
  • nº 431: trata-se de paciente do sexo masculino, de 34 anos, que estava hospitalizado em leito de UTI e falece no sábado, 12.
  • nº 432: trata-se de paciente do sexo feminino, de 57 anos, que estava hospitalizada e faleceu no domingo, 13. A Prefeitura não informou se ele estava em leito de UTI, de enfermaria ou se aguardava na fila de espera.
  • nº 433: trata-se de paciente do sexo masculino, de 72 anos, que estava hospitalizado e faleceu ontem, 14. A Prefeitura não informou se ele estava em leito de UTI, de enfermaria ou se aguardava na fila de espera.

Das 433 mortes, 101 mortes aconteceram de março até dezembro de 2020. Janeiro deste ano registrou 25 mortes, fevereiro 33, março 132, abril 83, maio 41 e junho já tem 18 mortes confirmadas até aqui.

Além disso, junho tem ainda mais 3 mortes em investigação. Uma já estava sendo analisada, outras duas entraram no boletim de hoje e tiveram como vitimas uma mulher de 62 anos que faleceu na sexta, 11,  e um homem de 74 anos que faleceu ontem, 14. A Prefeitura divulgou que eles estavam hospitalizados, mas não informou se em leito de UTI, de enfermaria ou se aguardavam na fila de espera por vagas.


OUTROS NÚMEROS

O boletim de hoje da Secretaria de Saúde indica ainda:

  • 41.264 notificações ao Ministério da Saúde, sendo que só no boletim de hoje foram mais 509  notificações de casos suspeitos
  •  74.436btestes realizados desde o início da pandemia
  • 163 casos confirmados de COVID-19, em 24 horas
  • 19.851 casos confirmados desde o início da pandemia
  • 17.921 pessoas recuperadas desde o início da pandemia.
  • 1.427  pacientes positivos em isolamento domiciliar
  • 131 pacientes aguardando resultados de exame em casa
  • 70bpacientes positivos internados
  • 27 pacientes aguardando resultados de exames internados
  • 433 mortes confirmadas e 3 em investigação
  • 52.457 pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra a COVID-19 e 24.153 imunizadas com as duas doses.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://jornalempauta.com.br/tag/coronavirus

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Em Pauta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *