Bragança ultrapassa 2 mil contaminações e tem mais duas mortes por COVID-19

A Prefeitura de Bragança Paulista anunciou nesta sexta-feira, 7, que registrou mais 72  casos de coronavírus nas últimas 24 horas. Com isto o município ultrapassa a marca de 2 mil contaminações por COVID-19 e totaliza 2019 casos da doença desde o início da pandemia. Mais duas mortes também foram anunciadas.

As vítimas fatais são dois idosos. Um de 86 anos que tinha falecido no dia 29 de julho e desde então era aguardado o seu exame e outro de 76 anos, que faleceu ontem, 6. Este paciente, vale lembrar, que chegou a ter um resultado negativo para COVID-19, mas devido ao agravamento de seu estado de saúde foi testado novamente e deu positivo, sendo que o paciente evoluiu a óbito.

Dos 72 novos pacientes positivos para coronavírus, aliás, uma mulher de 93 anos está em leito de enfermaria. Todos os outros estão em isolamento domiciliar.

No total, entre leitos de enfermaria e de UTI, estão internados com confirmação de COVID-19,  13 pacientes, mesmo número de internações do dia anterior. Além disso, 17  pacientes aguardam internados os resultados de seus exames. No dia anterior eram 18. Não há mais mortes em investigação no município.

Transparência?

A atualização do número de pacientes internados nas UTIs e leitos de enfermaria regionais, de acordo com suas cidades, não foi efetuada pela Prefeitura.

A lista com o número de casos positivos por bairros também não foi atualizada. Isto porque na manhã de hoje, diferente do que vinha sendo feito, não houve coletiva com a secretária de saúde Marina de Fátima Oliveira e nem os gráficos foram atualizados no site da Prefeitura.

Novo pronunciamento foi agendado para quarta-feira da semana que vem. O Em Pauta questionou a Secretaria de Comunicação da Prefeitura se as lives que no início eram diárias e passaram a ser duas vezes por semana, a partir de agora serão semanais, mas não obteve retorno.

No início da pandemia, vale lembrar que a Prefeitura abria espaço para perguntas da imprensa, mas os questionamentos, ao vivo, foram suspensos. O Em Pauta recebeu uma denúncia de que a maioria dos funcionários da Secretaria do Meio Ambiente testaram positivo para COVID-19 na última quinta-feira. Questionamos a Prefeitura sobre o assunto, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta reportagem. A secretaria funciona no Jardim Público e, entre outras atividades, promove a castração de animais.

CASOS EM UMA SEMANA

Na sexta-feira passada, dia 31, o número de casos confirmados era de 1654.  Como hoje já são 2019 casos, isto indica 365 casos confirmados em sete dias.

Na semana entre os dias 17 e 24 de julho foram confirmados  343 casos, enquanto que entre a semana de 24 a 31 de julho, foram confirmados 288 casos. Os números, portanto, indicam, que apesar de uma queda na semana anterior, o número de casos voltou a subir.
VEJA TAMBÉM:

Gráficos atualizados com casos de COVID-19 em Bragança
Número de casos e mortes por COVID-19 na Região Bragantina

PICO DE MORTES EM JULHO

Por enquanto, julho registra o pico de mortes no município. Se até o dia 30 de junho Bragança Paulista tinha contabilizado 17 mortes. Só no mês de julho foram registradas 15 mortes confirmadas por causa da COVID. Isto representa um aumento de 88,23% no número de mortes no município em um mês.

Vale lembrar que em apenas sete dias do mês de agosto já foram registrados mais 4 óbitos por causa do novo coronavírus e com isto, o município contabiliza agora 36 mortes por causa da doença.

Dos 36 falecidos em decorrência da COVID-19, aliás, 21 eram homens e 15 mulheres, sendo que 8 tinham menos de 60 anos e outros 28 tinham 60 anos ou mais. Todos de acordo com a Prefeitura de Bragança Paulista tinham alguma comorbidade.

OUTROS NÚMEROS

Também no boletim desta sexta, a Prefeitura divulgou  que mais 82 casos foram registrados e notificados ao Ministério da Saúde. Com isto, as notificações subiram de 3267, no dia anterior, para 3349. Além disso, 12 casos foram descartados para COVID-19, nas últimas 24 horas, sendo que são aguardados também 374 resultados de exames. No dia anterior, aliás, aguardava-se o resultado de 376 exames.

Dos 2019 casos confirmados de COVID-19, 1325 pacientes já são considerados recuperados, 36 pessoas morreram, bem como 13 pacientes estão internados. No dia anterior o número de recuperados era de 1278.

OCUPAÇÃO DE LEITOS

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) SUS, exclusivos para tratamento de COVID-19 voltou a subir nas últimas 24 horas. Passou de 81,8% para 84,8%

Os leitos disponibilizados no Hospital Universitário São Francisco, Santa Casa de Bragança Paulista e Hospital Bragantino, são para atendimento não só de Bragança Paulista, mas de outros 10 municípios da região.

Já a taxa de ocupação de leitos de enfermaria caiu para 36,7%.

INFORME-SE

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista e região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *