Bragantina de 14 anos integra a Seleção Brasileira de Levantamento de Peso
Por Shel Almeida
Beatriz Kamille de Lima Santos tem apenas 14 anos e já é atleta da seleção brasileira de levantamento de peso. Ela, que começou os treinos da modalidade em maio de 2021, a convite do coach Luiz Lopez “Cubano”, considerado um dos maiores treinadores de levantamento de peso do Brasil, com quatro olimpíadas no currículo, participou do Campeonato Brasileiro em outubro e obteve a 3ª colocação na categoria 55kg sub 17, aos 13 anos de idade.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
DA GINÁSTICA ARTÍSTICA AO LEVANTAMENTO DE PESO
Nascida e criada em Bragança Paulista, a jovem iniciou a carreira esportiva aos sete anos, após um pedido médico, por ser “estabanada e muito calada”, como contou ao Em Pauta.
“No começo tive bastante dificuldade, mas sempre fui dedicada e em pouco tempo entrei para equipe de alto rendimento de Bragança Paulista. Foram seis anos de ginástica artística representando a cidade. Ganhei mais de 70 medalhas e, em especial, estive em três torneios nacionais”, fala.
Em 2019, Beatriz começou a praticar o crossfit, momento em que, segundo explica, a ginástica artística estava sem incentivo. A dedicação ao novo esporte lhe rendeu o vice-campeonato mundial, em 2021, e o convite para treinar com Luiz Lopez. Rendeu, ainda, o convite da CBLP (Confederação Brasileira de Levantamento de Peso) para participar da seletiva no Rio de Janeiro para os Jogos Sul-Americanos da Juventude, que acontecem em Rosário, na Argentina, em maio.
“Eram apenas cinco vagas divididas em todas categorias. Graças a Deus deu tudo certo e agora, com muito orgulho, sou atleta da Seleção Brasileira de Levantamento de Peso!”, diz.
SONHO DE SER ATLETA OLÍMPICA
A meta de Beatriz é ir bem na competição para ganhar experiência. Ela tem consciência da dificuldade, pois competirá com atletas que, em sua maioria, têm 17 anos. “Mas vou fazer o meu melhor para representar Bragança Paulista e o Brasil”, fala. Em junho irá competir no Campeonato Brasileiro, onde pretende buscar o índice para o Pan Americano e Campeonato Mundial.
Para isso, a jovem atleta treina cerca de cinco horas por dia, divididas em dois treinos diários, seis vezes por semana. Seu maior desejo é se tornar uma atleta olímpica e representar o país.
No momento tenta um Bolsa Atleta em Bragança Paulista. “Espero que dê certo, pois sem ajuda tudo fica mais difícil”, diz. Ela também procura por apoio de empresas da cidade, em especial supermercados, pois o gasto com alimentação é alto, explica a mãe, Arlete Lima.
“Ser atleta da Seleção Brasileira é um sonho fruto de muito esforço, dedicação e resiliência”, conclui Beatriz.
📰 Curta a página Bragança Em Pauta Eventos no Facebook
📲Entre no grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias
📲 Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
📲 Entre no grupo do Telegram e receba as últimas notícias