Caixa-preta da Educação: 127 casos positivos e 4 óbitos em 2021

Caixa-preta da Educação: 127 casos positivos e 4 óbitos em 2021

O número de profissionais da educação e alunos infectados com a COVID-19 sempre foi um mistério em Bragança Paulista. O Em Pauta questionou as Secretarias Municipais de Comunicação e de Educação por diversas oportunidades, sempre sem resposta.

Vale lembrar, que no mês de janeiro uma decisão judicial que suspendia as aulas presenciais em escolas públicas e particulares foi revertida pelo Governo do Estado. Com isto, as atividades presenciais foram retomadas no início de fevereiro.

No dia 2 de março, a Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas presenciais em todas as escolas da cidade, devido a explosão de casos de COVID-19 no município. Somente neste mês, 132 óbitos foram registrados em Bragança Paulista.

Por fim, em 26 de abril, as atividades escolares presenciais foram retomadas.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

COVID-19 NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

Por meio de um processo via a Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei n° 12.527, o Em Pauta obteve os dados de profissionais da educação e alunos infectados em 2021 e o número oficial de óbitos registrados.

De acordo com os dados enviados pelo secretário municipal Adilson Condesso, entre fevereiro a maio, foram afastados 226 profissionais ligados à Escolas Municipais. Destes, 70 professores e funcionários tiveram resultado positivo, 10 precisaram de internação hospitalar e 4 deles vieram a óbito. O mês que mais teve funcionários afastados foi março.

Quando os números envolvem alunos, ou seja, crianças que frequentam creche, o Ensino Infantil e Fundamental 1, os números são mais baixos: 134 alunos afastados, sendo 57 deles com resultado positivo para COVID-19. Destes, nenhum precisou de internação ou veio a óbito. O mês que mais teve alunos afastados de suas atividades presenciais, foi maio.

Os dados acima referem-se somente à Rede Municipal de Educação, em 2021 e não trazem números da Rede Estadual e Particular. Nos dados não estão computados os casos de junho.

Não há como confirmar se as contaminações aconteceram ou não no ambiente escolar.

VACINAÇÃO

No início de abril, profissionais da Educação de 47 anos ou mais começaram a ser imunizados. Em junho, este grupo foi expandido e todos os trabalhadores com 18 anos ou mais puderam receber a vacina. Inclusive na tarde desta segunda-feira, 5, havia horários disponíveis para primeira dose deste público, no site de agendamento da Prefeitura. A Unidade de Saúde disponível é a do Henedina Cortez, para imunização no próximo dia 8, no período da manhã.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

No Em Pauta, diariamente você encontra notícias atualizadas sobre o avanço da COVID-19 em Bragança Paulista, Atibaia e região,

Quer receber notícias atualizadas de Bragança Paulista, bem como região no celular? Entre no grupo de
WhatsApp do Em Pauta

 

Um comentário em “Caixa-preta da Educação: 127 casos positivos e 4 óbitos em 2021

  1. Uma loucura para abrir as escolas, sem se importar com a vida dos trabalhadores. Para os alunos é facultativo, porém para quem trabalha é obrigatório. Foi falta de consideração com a vida dos profissionais. Pena o ser humano chegar nessa situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *