Calculadora virtual mostra impactos às finanças pessoais e saúde quando abandonado o tabagismo
Hoje, dia 29, é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data foi instituída em 1986 e tem como objetivo conscientizar a população sobre os danos causados à saúde pelo uso do tabaco.
Estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais de seis milhões de mortes acontecem todos os anos no mundo devido ao tabagismo.
Você fuma?
Sabia que o cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias presentes em sua composição e que o cigarro está relacionado a doenças do sistema cardiovascular, como infartos, derrames e acidentes vasculares cerebrais (AVC); além de cânceres de boca, pulmão e de laringe. As doenças respiratórias mais recorrentes e associadas ao tabaco são enfisemas pulmonares, bronquite, infecções respiratórias e até embolia pulmonar.
Além dos males que o cigarro causa você já parou para pensar quanto você gasta com seu vício?
Em 15 anos, o valor gasto com o consumo de maços de cigarro é equivalente a quatro viagens para a Europa ou ainda o suficiente para a compra de um carro de luxo.
Para que você fumante aproveite o dia de hoje para fazer uma reflexão sobre os malefícios do cigarro para sua saúde e também para o seu bolso, o Bragança Em Pauta, separou dicas do Grupo Oncoclínicas maior grupo de clínicas oncológicas da América Latina, que lança nesta semana a campanha #E se eu parar de fumar.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Ao acessar a página: http://www.eseeuparardefumar.com.br, os interessados têm acesso a conteúdos que traçam a cronologia de respostas positivas do organismo quando há a interrupção do vício e apresenta uma calculadora virtual que aponta, em tempo real, a relação dos custos com consumo de cigarros em comparação a experiências como viagens ou aquisição de bens.
Ao digitar dados simples relacionados aos hábitos tabagistas, o sistema faz uma comparação com outros tipos de investimento à lista de itens indicadas por pesquisas como os mais desejados pelos brasileiros.
Como exemplo, considerando o consumo diário de um maço de cigarros, com preço médio de R$ 6,00, ao final do mês terão sido gastos cerca de R$ 180,00. Se convertido o total investido mensalmente ao longo de 15 anos, seria possível realizar quatro viagens à Europa, com todas as despesas para duas pessoas, ou ainda adquirir um carro de luxo.
A página traz ainda conteúdos informativos que alertam a população em geral sobre a perigosa relação entre o tabagismo e os riscos aumentados de incidência de câncer e outras condições crônicas – como hipertensão e doenças cardiovasculares.
A campanha tem por objetivo transmitir uma mensagem positiva sobre como hábitos simples podem mudar vidas a partir de uma série de materiais ilustrados, disponíveis para download.
#E se eu parar de fumar?
Principal fator de risco evitável do câncer de pulmão, o tabaco está presente em cigarros, charutos, cachimbos, narguilé e também nos cigarros eletrônicos. E, ao contrário do que muitos usuários destes produtos acreditam, nunca é tarde demais para parar. Os benefícios à saúde começam apenas 20 minutos após interromper o vício: a pressão arterial volta ao normal e a frequência do pulso cai aos níveis adequados, assim como a temperatura das mãos e dos pés são normalizadas.
Em 8 horas, os níveis de monóxido de carbono no sangue ficam regulados e o de oxigênio aumenta. Passadas 24 horas, o risco de se ter um acidente cardíaco relacionado ao fumo diminui. E após apenas 48 horas, as terminações nervosas começam a se recuperar de novo e os sentidos de olfato e paladar melhoram. De duas semanas a três meses, a circulação sanguínea melhora consideravelmente. Caminhar torna-se mais fácil e a função pulmonar melhora em até 30%.
A partir de um a nove meses, os sintomas comuns em fumantes, como tosse, rouquidão, e falta de ar ficam mais tênues. Os cílios epiteliais iniciam o crescimento e aumentam a capacidade de eliminar muco, limpando os pulmões. A pessoa fica mais disposta para realizar atividades físicas. Em cinco anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão de uma pessoa que fumou um maço de cigarros por dia diminui em pelo menos 50%. Quinze anos após parar de fumar, especialistas afirmam que torna-se possível assegurar que os riscos de desenvolver câncer de pulmão se tornam praticamente iguais aos de uma pessoa que nunca fumou.
Para mais informações, acesse www.eseeuparardefumar.com.br.