Câmara concede Título de Cidadão Bragantino a José Octávio Machado

Câmara concede Título de Cidadão Bragantino a José Octávio Machado
Fotos: Filipe Granado

Na última semana, a Câmara Municipal da Estância de Bragança Paulista concedeu o Título de Cidadão Bragantino ao advogado e professor José Octávio Machado Santos, popularmente conhecido como Machadão, que estava acompanhado de sua esposa Elenice Machado Santos e demais familiares e amigos.

A concessão da honraria foi iniciativa do vereador Jocimar Scotti e contou com a aprovação unânime da Casa. O homenageado nasceu em São Paulo, mas viveu toda sua vida em Bragança Paulista e por isto o principal termo utilizado pelos presentes foi: ‘reparação histórica’, tendo em vista a forte ligação entre o homenageado e o município.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



“Demais emocionado, para mim foi o coroamento da minha vida. Eu nasci em São Paulo, mas sou bragantino de coração. Estou feliz mesmo, muito obrigado a todos, uma noite inesquecível e histórica. Eu tenho 1.000 histórias de Bragança, é mais uma história, que ocupa lugar de destaque para mim”, afirmou o homenageado, em entrevista ao Em Pauta.

Machado é a história vida de Bragança Paulista e faz questão de compartilhar este conhecimento entre amigos, familiares e a comunidade em geral. Em dezembro de 2019, Machado esteve no Em Pauta Entrevista, dividindo estas histórias, ao lado de seu amigo José Eduardo Supioni de Aguirre (falecido em 2022).

José Octávio Machado estudou no Grupo Escolar Dr. Jorge Tibiriçá, Colégio Diocesano São Luiz, Escola Técnica de Comércio Rio Branco, e foi aluno da primeira turma da Faculdade de Direito da USF (Universidade São Francisco), em Bragança Paulista. Iniciou sua carreira profissional em 1950 como office-boy e auxiliar de escrita no Frigorífico Crystal; posteriormente, como escriturário no Banco da Lavoura de Minas Gerais S.A., agência de Bragança Paulista e, em 1958, foi aprovado em concurso público para escriturário do Banco do Brasil S.A., sendo designado para a agência de Bragança Paulista. Também foi professor na USF de Direito Civil, Filosofia do Direito, Introdução ao Estudo de Direito (IED) e Temas Jurídicos; chefe de Departamento de Direito Privado; Representante da Faculdade de Direito no Conselho Universitário de Pesquisa/USF e Presidente da Comissão Organizadora de Exames Anuais de Comprovação de Estágio, supervisionados pela Ordem dos Advogados do Brasil.

Dr. José Octávio foi 1º Secretário da Diretoria Executiva do Clube Literário e Recreativo de Bragança Paulista e colaborador do Jornal da Cidade, no qual manteve coluna semanal enfocando dados biográficos de personalidades que emprestam seus respectivos nomes a logradouros públicos de Bragança Paulista.

Prestigiaram a solenidade os vereadores Jocimar Scotti, Gi Borboleta, Ismael Brasilino; a secretária de Cultura Vanessa Nogueira; o juiz Laércio José Mendes Ferreira Filho, diretor do Fórum de Bragança Paulista; Gustavo Hermenegildo de Oliveira Rizzi, presidente da 16ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Bragança Paulista; Claudio Fernando Alvarez, da Loja Maçônica Amor da Pátria de Bragança Paulista e João José Marques, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *