Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 é lançada na quarta

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 é lançada na quarta

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) abrem nesta Quarta-feira de Cinzas, 17, a 5ª edição da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE).

Para falar sobre a Campanha da Fraternidade em Bragança Paulista, o Em Pauta Entrevista recebeu na última sexta-feira, o bispo diocesano Dom Sérgio Aparecido Colombo.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Na oportunidade ele explicou que esta não é a primeira vez que a campanha é ecumênica e que antes de polemizar o tema, é importante que as pessoas estejam abertas ao diálogo e entendam o que a campanha se propõe.

Se você não assistiu ao vivo, pode conferir clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=3EX_1_s5yxg

 

Abertura oficial da campanha

A abertura ocorrerá de forma simbólica e virtual com a divulgação de um vídeo com pronunciamentos de representantes das Igrejas que compõem o Conic, nas redes sociais da CNBB, a partir das 10h.

O tema da Campanha da Fraternidade  é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, extraído da carta de São Paulo aos Efésios, capítulo 2, versículo 14.

Realizada pela CNBB todos os anos no tempo da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, este ano, a Campanha da Fraternidade de 2021 é promovida de forma ecumênica, ou seja, em parceria entre várias Igrejas Cristãs.

A CFE 2021 quer convidar os cristãos e pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual. Tudo isso através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo.

Histórico

A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) tem sido realizada, em média, a cada cinco anos. A iniciativa congrega diversas denominações cristãs, sempre de forma ecumênica, valorizando as riquezas em comum entre as igrejas. Desde 2000, abordou os seguintes temas:

  • 2000 – Tema “Dignidade humana e paz” e lema “Novo milênio sem exclusões”;
  • 2005 – Tema “Solidariedade e paz” e lema “Felizes os que promovem a paz”;
  • 2010 – Tema “Economia e Vida” e lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”;
  • 2016 – Tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” (tratou do meio ambiente e saneamento básico) e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.
INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação  é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Quer receber nossas notícias no celular?
É só clicar aqui: WhatsApp do Jornal Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *