Campanha de vacinação contra Pólio e multivacinação de crianças e adolescentes começa segunda
Começa na segunda-feira, 5, em todo o Estado de São Paulo, incluindo portanto em Bragança Paulista, uma campanha de vacinação contra a Pólio e também campanha de multivacinação voltada para crianças e adolescentes de até 14 anos.
O objetivo da campanha é atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos de idade, reforçando a proteção contra paralisia infantil (polio) nos menores de 5 anos.
VEJA TAMBÉM:
Candidatos milionários: confira aqui quem são em Bragança Paulista
Acidente com aeronave deixa dois feridos em Bragança Paulista
Aulas não voltam em outubro em Bragança Paulista
Quem deve ser vacinado?
A vacina contra a poliomielite é voltada para crianças com idade a partir de 1 ano e menores de 5 anos. Os pais deverão levar os pequenos para receber a “gotinha” (vacina oral, VOP). A meta é alcançar cobertura vacinal de 95% de um total de 2,2 milhões de crianças (ou seja, pelo menos 2,1 milhões).
Em Bragança Paulista devem ser vacinadas 8.500 crianças de 1 a 5 anos. Vale lembrar, que o dia ‘D’ ocorrerá em 17 de outubro, em todas as unidades com sala de vacina. A previsão de término da campanha é para dia 31.
A revacinação contribui com a redução do risco de reintrodução do vírus no Brasil – hoje, há circulação no Afeganistão e Paquistão.
Além da campanha contra a pólio está sendo realizada uma campanha de multivacinação para atualizar as carteiras vacinais de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.
A finalidade é que pessoas nessa faixa etária recebam doses de vacinas importantes e que podem estar pendentes, garantindo assim a devida proteção contra vírus que circulam no território.
14 tipos de vacinas
Os pais ou responsáveis devem levar as crianças a um dos 5 mil postos de saúde localizados nos municípios de SP com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço. A medida contribui para melhorar as coberturas vacinais, que têm oscilado nos últimos anos.
No total, serão oferecidas 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: São elas:
- BCG (tuberculose);
- Rotavírus (diarreia);
- Poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil);
- Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib);
- Pneumocócica;
- Meningocócica;
- DTP;
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
- HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais);
- Febre amarela,
- Varicela
- Hepatite A .
- Meningo ACWY
De acordo com o Governo do Estado, mais de 5,2 milhões de doses foram distribuídas nos postos do estado para aplicação na população-alvo. Serão mobilizados cerca de 30 mil profissionais de saúde para aplicação destas doses.
Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta