Campanha de vacinação da gripe termina dia 24 com baixa procura em Bragança

Campanha de vacinação da gripe termina dia 24 com baixa procura em Bragança

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe se encerra na próxima sexta-feira (24), de acordo com prazo estipulado pelo Ministério da Saúde.

O fim do período de vacinação foi prorrogado do dia 3 para 24 de junho, para que a população pudesse se proteger. Todavia, a procura em Bragança Paulista continua abaixo dos parâmetros desejados.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



A vacina contra a influenza é trivalente, composta pelo vírus H1N1, a cepa B e o H3N2 do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado e início deste ano.

Atualmente qualquer morador de Bragança Paulista que tenha acima de 6 meses de idade pode se imunizar em qualquer Unidade de Saúde.

GRUPOS COM BAIXA PROCURA

Em entrevista, a secretária municipal de Saúde, Marina de Fátima Oliveira informou a porcentagem de procura da vacina, em três grupos relevantes:

  •  Crianças de 6 meses a menores de 6 anos: apenas 50% do público alvo
  • Trabalhadores da saúde: 88% do público alvo
  •  Idosos: 65% do público alvo

Além destes três grupos citados pela secretária, outros alvos da vacinação como gestantes, puérperas, professores e pessoas com comorbidades, também estão com imunização abaixo da expectativa.

“Gostaria muito que os pais tivessem a consciência de levar as crianças, aproveitar e fazer o reforço da vacina do sarampo e já verificar a carteirinha de vacinação, se tomou todas as vacinas”, pediu a secretária Marina, com relação às crianças.

Já sobre a adesão dos profissionais de saúde, Marina desabafou: “eu fico pasmada com isso, profissionais de saúde deveria ser 110%, porque é aquele que lida com a doença, portanto está muito mais suscetível a adquirir gripe por exemplo”, disse.

Com relação ao prazo do dia 24, embora seja a data limite do Ministério da Saúde, a secretária de Saúde esclareceu que Bragança Paulista continuará a vacina, enquanto tiver doses disponíveis.

“Enquanto nós tivermos doses, nós daremos a vacina, não vamos parar. A vacinação contra gripe está aberta para todos, para quem tem a partir de 6 meses”, convoca Marina Oliveira, na rádio FM 102.

📲Entre no grupo de WhatsApp do Jornal Em Pauta e receba as últimas e principais notícias
📲 Siga o Jornal Em Pauta no Instagram e no Twitter
📲 Entre no grupo do Telegram do Jornal Em Pauta e receba as últimas e principais notícias




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *