Campus de Bragança Paulista do IFSP terá aulas remotas a partir do dia 7

Campus de Bragança Paulista do IFSP terá aulas remotas a partir do dia 7

A Comissão de Planejamento do Retorno Seguro das Atividades Presenciais do Campus de Bragança Paulista do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), decidiu que as aulas serão retomadas, neste primeiro momento, totalmente de forma remota. A decisão leva em conta o avanço da COVID-19.

A comissão é responsável pela elaboração e acompanhamento da execução do Plano de Retorno das Atividades Presenciais. No último dia 20, o grupo analisou os dados referentes à capacidade de atendimento da rede hospitalar local, a taxa de transmissão comunitária. O grupo também analisou a taxa de óbitos confirmados e o índice de vacinação da população.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Durante a semana Bragança Paulista atingiu 100% de ocupação de UTIS no contexto de 17 leitos. A capacidade hospitalar chegou a ser de 41 leitos no pico da pandemia no ano passado, mas por enquanto a Prefeitura de Bragança Paulista não anunciou ampliação dos leitos.

Vale lembrar, que o cenário atual indica um avanço no número de casos confirmados, porém, a taxa de mortes é menor do que no ano anterior, graças justamente ao avanço da vacinação.

Mesmo assim, a comissão optou pelo retorno totalmente remoto, neste momento, das atividades acadêmicas.

Ferramentas para aulas remotas

Os professores poderão usar como ferramentas e metodologias, conteúdos educacionais digitais, que deverão ser disponibilizados aos estudantes pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do IFSP (Moodle), com a possibilidade de integração com outros sistemas gratuitos e disponíveis para gerenciamento de conteúdo, desde que acompanhadas das orientações e capacitações necessárias, priorizando os instrumentos digitais institucionais.

Além disso, as atividades práticas profissionais, os estágios e as atividades práticas conduzidas em laboratórios poderão ser substituídas por outras, utilizando tecnologia de informação e/ou ferramenta de comunicação, planejadas metodologicamente, respeitando-se as normas vigentes e devidamente aprovadas pelos docentes responsáveis.

Para que as atividades possam ser retomadas de forma presencial, novos dados da situação epidemiológica deverão ser analisados pela comissão.

Apesar do IFSP manter as aulas remotas, na Rede Estadual de ensino as aulas serão retomadas presencialmente em Bragança Paulista no dia 2 de fevereiro. Na rede particular, parte das escolas, já retomarão as atividades presenciais nesta segunda-feira (24). Na Rede Municipal de Ensino, no entanto, o início das aulas presenciais foram adiadas para o dia 14 de fevereiro. Para isso, dois recessos escolares foram antecipados.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.

Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *