Carnaval 2022: é feriado ou ponto facultativo?

Carnaval 2022: é feriado ou ponto facultativo?

Os desfiles de escola de samba, bem como os tradicionais blocos e outras atividades carnavalescas estão suspensos, na maioria das cidades em todo o país, por causa da variante Omicron, que acelerou o contágio da população com a COVID-19. Mesmos com as grandes comemorações proibidas, muita gente, no entanto, quer aproveitar os dias para descansar, viajar e até mesmo festejar e brincar o Carnaval.

Ai é que vem a dúvida: será feriado ou ponto facultativa no Carnaval 2022 ou não?

Pois bem, o Carnaval não faz parte dos feriados nacionais por se tratar de uma tradição festiva e para ser considerado ponto facultativo depende de decretos municipais ou estaduais e é válido para os funcionários públicos.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



PARA QUEM VALE O PONTO FACULTATIVO?

Em Bragança Paulista, por exemplo, apesar de cancelar os desfiles das escolas de samba e os festejos de Carnaval o prefeito Jesus Chedid manteve o ponto facultativo na próxima segunda-feira (28) e também na terça feira, dia 1° de março.

Já na Quarta-feira de Cinzas, ou seja, no dia 2, o expediente nas repartições municipais terá início às 13h.

Nestas datas funcionarão em Bragança Paulista os serviços essenciais do Poder Público Municipal, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Davi e o Pronto Atendimento Bom Jesus, a Central de Ambulância, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), forças de segurança, dentre outros. As Unidades de Saúde, escolas, secretarias municipais e a Prefeitura, por exemplo, não funcionarão.

E COMO FICAM AS EMPRESAS E COMÉRCIOS?

Nas empresas, comércios e escritórios cabe ao patrão a decisão.

Os patrões tanto podem dispensar o trabalhador, sem descontos na folha de pagamento como pode combinar alguma forma de compensar os dias de folga em bancos de horas.

O patrão também pode exigir que o empregado trabalhe durante o Carnaval, desde que a folga não esteja contemplada em convenção coletiva da categoria.

Vale lembrar, que essa regra é a vigente para todos os anos e não só por causa da pandemia.

NOTÍCIAS NO SEU CELULAR

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.

Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região, participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *