Carnaval cancelado: LIESB não realizará desfiles independentes

Nesta quarta-feira (28), após a Prefeitura de Bragança Paulista anunciar oficialmente, em coletiva de imprensa, que não iria repassar verba pública para os desfiles das escolas de samba — decisão que resultou no cancelamento desta modalidade de Carnaval — a entidade que representa as escolas de samba também se manifestou.
Um outro atendimento à imprensa ocorreu na quadra da escola de samba Unidos do Lavapés e reuniu representantes das três agremiações que desfilariam neste ano: Dragão Imperial, Acadêmicos da Vila e Lavapés.
“É uma notícia para nós do Carnaval muito triste, mas é uma questão da lei que a gente não discute, a gente cumpre. E o motivo dessa coletiva é formalizar o cancelamento do Carnaval, que vem de uma ação da LIESB que está em trâmite na Justiça”, afirmou a vice-presidente da LIESB, Fran Calazans.
“Todas as escolas de samba tinham praticamente 50% pronto do Carnaval. E para as alegorias, que ficam para o final, que aguardávamos o repasse”, explicou Fran, que também preside a Acadêmicos da Vila.
DESFILES INDEPENDENTES NÃO OCORRERÃO
Em 2015, o prefeito Fernão Dias avisou, em setembro, que não repassaria recursos à LIESB para os desfiles de 2016. Na ocasião, as escolas de samba Dragão Imperial e Nove de Julho decidiram realizar um desfile independente na Passarela Chico Zamper, inclusive com disputa de título.
Por isso, havia expectativa de que um movimento semelhante ocorresse neste ano — mas as diretorias descartaram prontamente essa possibilidade visto que, desta vez, faltam apenas cerca de 15 dias para os desfiles.
Fran Calazans explicou que cada escola conversa com sua comunidade para manter as atividades até o Carnaval. “Falando pela Acadêmicos da Vila, estamos vendo a possibilidade de fazer um desfile para a comunidade na Avenida Santa Isabel. Dentro dos bloquinhos de Bragança e do evento da Escolha da Corte, cada escola de samba deverá realizar sua apresentação”, relatou. Dragão Imperial e Lavapés confirmaram que ensaios e festas nas quadras continuarão.
MUDANÇA SILENCIOSA NA DIRETORIA
Durante o encontro, chamou a atenção a silenciosa mudança na diretoria da Liga Independente das Escolas de Samba (LIESB), antes presidida por Francine Pereira, funcionária comissionada do prefeito Edmir Chedid.
Os representantes informaram que o novo presidente é Rubens Castro, que não compareceu. As agremiações teriam escolhido Castro por consenso, após a renúncia de Francine Pereira. A diretoria não divulgou essa mudança previamente à imprensa nem em publicações oficiais. Portanto, o processo ocorreu de forma silenciosa.
Atualmente, Fran Calazans, da Vila, ocupa a vice-presidência, e Jamerson Roberto Lopes, da Dragão, exerce a função de tesoureiro.
PRESTAÇÕES DE CONTAS
A atual diretoria da LIESB apontou problemas nas prestações de contas dos Carnavais de 2024 e 2025. Na época, a entidade estava sob comando do ex-secretário de Cultura de Edmir Chedid, Cléber Centini Cassali, e de Noi Camilo.
“As prestações de contas de 2024 foram analisadas e um montante de R$ 54 mil foi devolvido aos cofres públicos, relacionados ao Carnaval de 2024”, contou a vice-presidente, sem detalhar por que a LIESB precisou devolver dinheiro à Prefeitura.
As prestações de contas de 2025 ainda estão em análise. “A LIESB não está apta a receber novos repasses. Como não tem como a Prefeitura repassar esse montante, o prefeito achou melhor cancelar”, afirmou Fran.
“Vamos continuar o trabalho na LIESB, para colocar toda essa situação em dia… Cabe a nós cumprirmos a decisão judicial. Queremos estar de acordo com a lei. Não adianta brigar com a Prefeitura, se a Justiça diz que não podemos receber repasse”, complementou.
CARNAVAL SEM DESFILES
Mais cedo, na Prefeitura, o secretário de Cultura e Turismo, Raul Lencini, anunciou que a abertura do Carnaval está marcada para o desfile de blocos no dia 8 de fevereiro, no Posto de Monta. Haverá eventos na Arena do Lago e no Mercado da Zona Norte. Estão previstos shows de Originais do Samba, Paulinho do Cavaco, Eliana de Lima, Tobias da Vai-Vai, Adriana Ribeiro, entre outros.





