Celebração da Consciência Negra traz programação de Cabo Verde na África

Celebração da Consciência Negra traz programação de Cabo Verde na África

Até o dia 22 de novembro, Bragança Paulista recebe a Mostra “Tela d’Pano Terra: Nova Onda Cabo Verde”, que conta com uma exposição de moda e vídeo-arte na Casa Lebre e a projeção de filmes na Garaginha do Edith Cultura.

A programação se inicia em São Paulo no Centro Cultural SP, Instituto Moreira Salles e Instituto Goethe seguindo para Bragança Paulista. A curadoria e organização é de Pedro José-Marcellino e Sueli Duarte.

[exactmetrics_popular_posts_inline]




A curadoria apresenta a produção de artistas audiovisuais de Cabo Verde, país-arquipélago da África, que nutre relações estreitas com o Brasil. A soma dos filmes, curtas, vídeo-arte e moda reunidos nesta ocasião procura aproximar da arte deste país além de celebrar a vida e a luta da comunidade negra em toda sua potência e complexidade.

A Casa Lebre recebe a exposição “AfrObliquidades e outras Transversalidades” até o dia 22 de novembro dentro da galeria e uma parte irá permanecer no ateliê até 17 de dezembro. A visitação acontece às sextas, sábados e terças, das 14h às 20h, no espaço localizado na Rua Nicola Ortenzi, 104, no Taboão.

Participam da mostra os artistas: Angela Brito, César Schofield Cardoso, Pedro José-Marcellino, Sueli Duarte, Djam Neguim, Lólo Arziki, Yuri Ceuninck, Isaac Narciso Webber, Welket Bungué e Miguel de Barros.

Já na Garaginha da Edith Cultura, localizada na Rua Coronel João Leme, 229, no Centro de Bragança, ocorre nos dias 18, 19 e 20 de novembro, a partir das 19h30, a exibição de filmes.

Na sexta (18), acontece a sessão “Afrofuturismo – afrohistoricismo”, com os filmes Identidade I + II, de Angela Brito, Estou Aqui, de Tambla Almeida e Banda: olhando para trás, para frente, percebendo o tempo presente, de César Shofield Cardoso. Após a sessão será realizado bate-papo com a presença de Pedro José-Marcellino e Sueli Duarte.

No sábado (19), será a vez da sessão “Cinema de Personagem e Memória”, com a exibição dos filmes O Sonho do Relator, de Emilia Wojciechowska e Kmedeus, de Nuno Mirando, e também da sessão “Partidas e Regressos”, com os filmes Fruto do Vosso Ventre, de Fábio Silva e Tonel: Nação de Ilhéus, de Celeste Fortes e Edson Silva D.

Já no domingo (20), a programação de filmes se encerra com a mostra “De papo com Deus e Cabral”, onde serão exibidos os filmes Na Hora de Partir, de Samira Vera Cruz, #4 Mangifera, de Flávia Gusmão e Cabralista, de Val Lopes. A noite se encerra com bate-papo com a participação de Pedro José-Marcellino e Sueli Duarte e Angela Brito.

Por fim, na segunda (21), a partir das 18h, Pedro José-Marcellino irá ministrar o workshop “Desconstruindo o documentário”, também na Garaginha. As inscrições devem ser feitas instagram @cinemapanoterra.

📰Curta a página Bragança Em Pauta Eventos no Facebook
📲Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *