Centro de Operação Integrado da Energisa atende 860 mil clientes

Centro de Operação Integrado da Energisa atende 860 mil clientes
Foto: Filipe Granado

A Energisa Sul-Sudeste é responsável pela distribuição de energia para 860 mil clientes de 82 municípios, sendo 70 no interior do estado de São Paulo, 11 no Sul de Minas Gerais e mais um no Paraná.

Na Região Bragantina, atende Bragança Paulista, Tuiuti, Pinhalzinho, Pedra Bela e Vargem. Já no Sul de Minas Gerais, Extrema, Toledo, Munhõz, Bueno Brandão, Senador Amaral, Estiva, Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Itapeva, Camanducaia e Monte Verde.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



Com sede em Presidente Prudente – SP, a Energisa Sul-Sudeste é uma das nove distribuidoras do Grupo Energisa.​ E é no Oeste do Estado, há mais de 600 quilômetros de Bragança Paulista que ocorre todo monitoramento em tempo real e durante sete dias da semana e 24 horas de todo o sistema de distribuição da Concessionária.

CONHEÇA O COI

A convite da Energisa, o Em Pauta visitou o Centro de Operação Integrado (COI), que é o coração da distribuidora. Cerca de 99% dos serviços da Energisa passam pelo Centro de Operações, onde os serviços são planejados e despachados. Na prática, toda vez que um eletricista faz um atendimento, um profissional do Centro de Operação o acompanha em tempo real para auxiliá-lo e garantir que as atividades sejam realizadas com segurança.

Além de monitorar 24 horas por dia a rede de distribuição, as condições climáticas que podem interferir no fornecimento da energia, e operar equipamentos telecomandados, o COI também é responsável por direcionar as equipes de eletricistas em ocorrências, construções e expansão de redes.

“São cerca de 30 mil serviços ao mês que atendemos no COI da Energisa Sul-Sudeste. Nos painéis operacionais do COI temos as informações mais importantes para o nosso dia a dia”, afirma Bruna de Lima Cavalheiro, coordenadora do Centro de Operação.

MONITORAMENTO CLIMÁTICO

“O Centro de Operação monitora também as entradas de frente fria, pelos sistemas de meteorologia que temos. Com isso, a gente consegue direcionar as equipes para o local adequado, desde o processo preventivo, de uma situação de emergência e dos serviços solicitados pelos clientes”, explicou Luiz Moreto Vicentin Junior, gerente de operação da Energisa Sul-Sudeste.

Essa ferramenta citada por Moreto é denominada NetClima, que permite o monitoramento em tempo real de tempestades severas como chuvas intensas, rajadas de vento muito fortes, com abrangência nacional.

Dessa forma, a distribuidora já trabalha o seu plano de contingência antecipadamente, com uma série de procedimentos operacionais que visam garantir a continuidade do fornecimento de energia e minimizar os impactos ao sistema elétrico e aos clientes durante situações de crise ou fenômenos associados a chuvas e tempestades

NOVOS INVESTIMENTOS

Em Bragança Paulista, a Energisa conta com 5 subestações, que são responsáveis por receber a energia elétrica que é gerada nas centrais e usinas elétricas para elevar sua tensão e realizar a conexão com as linhas que transportam a energia para as cidades e residências.

São elas: Subestação Baroneza, na Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, a Bragança/Itatiba; Subestação Bragança Paulista II, na Rua Expedicionário José Franco de Macedo, na Penha; Subestação JQM, na Rua Alemanha, na Vila Mota; Subestação Santa Therezinha, no Curitibanos e Subestação São Francisco, na Rua Hipólito Pacitti, na Vila Municipal, próximo ao ginásio do Lourenção.

A empresa planeja obras de novas subestações, modernização e melhorias na rede que atende as regiões de Bragança Paulista e sul de Minas Gerais. Conforme informado na visita, até 2025 Bragança terá o novo empreendimento Subestação Bragança Paulista III, com investimento de R$ 27 milhões. Isto, além de obras de substituição de canos de rede de média tensão despadronizados de arames e cabos nobres, instalação de religadores automáticos e troca de equipamentos, cruzetas, podas, extensão de rede e novas interligações.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *