Chedid acusa gestão Fernão Dias de manter ultrassom na caixa apesar de fila de 6 mil exames

O Bom Jesus, foi reaberto como Pronto Atendimento na terça-feira, dia 31, e um dos destaques da inauguração ficou por conta das denúncias apresentadas pela gestão de Jesus Chedid, de que mesmo existindo no município uma demanda, por mais de 6 mil ultrassons, a gestão do ex-prefeito Fernão Dias, teria mantido abandonado ainda na caixa, sem uso, no semestre final de sua administração um equipamento de ultrassom.

A Secretária de Saúde, Marina de Fátima Oliveira disse:

“Nós encontramos aqui no Bom Jesus um aparelho de ultrassom parado, ainda na caixa, numa das salas, enquanto uma fila enorme aguardava para realizarem os exames. Foi colocado em funcionamento imediatamente.”, completou Marina.

A reportagem do Bragança Em Pauta, entrou em contato com a Divisão de Imprensa da Prefeitura, a fim de saber desde quando este equipamento estava no Bom Jesus parado. Fomos informados, no final da tarde desta sexta-feira, dia 3, que os servidores explicaram que isto aconteceu desde metade do ano passado.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, há uma demanda em toda a rede de 6 mil exames. Em média, este aparelho, poderia ser utilizado para realizar 30 exames por dia, amenizando assim o sofrimento de quem esta aguardando na fila, seja por um exame abdominal, pélvico, de partes moles ou articulações. 

BOM JESUS NÃO ATENDERÁ PACIENTES DA REGIÃO

O Bragança Em Pauta também questionou a Prefeitura com relação aos recursos que serão utilizados para custeamento do Bom Jesus.

Por enquanto, a unidade ainda não é credenciada  junto ao Ministério da Saúde e portanto, não recebe do Governo Federal verbas para os atendimentos, devendo todo seu custeio sair dos cofres públicos.

A UPA Bom Jesus, neste momento, é custeada pelo município, mas tratativas já se iniciaram para o credenciamento junto ao Ministério da Saúde, o que representaria parte do custeio”, informou a Prefeitura.
Com isto, a UPA Bom Jesus, não é, por enquanto, referência para moradores de outras cidades da região como Pinhalzinho, Vargem, Tuiuti e Pedra Bela,  que devem continuar procurando atendimento na UPA Vila David.
já que lá sim é um pronto atendimento credenciado ao Ministério da Saúde, que recebe verba do governo federal para atender moradores das outras cidades.

“A UPA Bom Jesus só atenderá cidadãos de Bragança Paulista​”, afirmou a Prefeitura.

A ideia da administração é que a UPA Bom Jesus seja credenciada como UPA de porte I. A unidade conta atualmente com um médico clínico e um pediatra 24 horas, para atender uma população residente na região da Zona Norte de aproximadamente 60 mil habitantes.

Vale lembrar que o Bom Jesus foi inaugurado em 2001. Na época era chamado de Hospital Bom Jesus mas funcionava, na realidade, como unidade de pronto atendimento e não havia qualquer credenciamento junto ao Ministério da Saúde, ou seja, todos os custos da unidade ficavam por conta da Prefeitura.

Na administração de Jango o local  passou a ser chamado de Unidade de Pronto Atendimento e foi credenciado ao Ministério da Saúde. Como o local não atendia todas as exigências, Jango conseguiu verba para construção de uma nova unidade, a UPA Vila Davi, que posteriormente seria mobiliada e inaugurada, por Fernão Dias, passando a receber verbas, que garantem, pelo menos, parte do custeio.

A UPA Vila David, é uma unidade de porte 3, devidamente credenciada ao Ministério da Saúde e vale lembrar que com o fechamento, da UPA Bom Jesus, em 2014, Fernão Dias, levou para o local o Centro de Especialidades.

 

REFORMA

Apesar da reinauguração, o local ainda deve receber uma reforma. Na tarde desta sexta-feira, dia 3,  a Prefeitura deu continuidade ao processo licitatório, por tomada de preços, para a prestação de serviços de pintura e troca da cobertura do Complexo Bom Jesus e 17 empresas apresentaram suas propostas.

A ideia da administração é dar andamento nos serviços maiores, como é o caso da substituição da cobertura da UPA e a pintura do Complexo Bom Jesus.