A Secretaria de Cultura e Turismo de Bragança Paulista já está funcionando no Centro Cultural (antigo Carlo Gomes) e promoveu durante a semana, a abertura de cinco exposições artísticas.

A mostra tem obras da fotógrafa Daniela Romanesi e dos artistas plásticos Djalma Fernandes, Nirceu Helena, Sérgio Prata e Tina Perazollo.

As exposições permeiam diversas vertentes da arte plástica, evidenciando as técnicas de cada artista.

Os quadros estão expostos para visitação, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, por 90 dias. A data, no entanto, ainda está sujeita a alteração.

Para visitar as mostras é necessário realizar agendamento prévio pelo e-mail cultura@braganca.sp.gov.br especificando a data, o horário e quantas pessoas participarão da visita.

As exposições no Centro Cultural serão rotativas para garantir que todos os artistas locais possam divulgar os seus trabalhos. Os interessados também deverão entrar em contato pelo e-mail citado a cima.

Os visitantes deverão usar máscaras, manter distanciamento social e usar álcool gel por causa da pandemia da COVID-19.

Quem são os artistas?

Daniela Romanesi

Daniela Romanesi é natural de Bragança Paulista e teve sua trajetória profissional percorrida no universo do design gráfico na cidade de São Paulo. É formada em Publicidade e Propaganda e Design Gráfico.

Em 2008, começou a fotografar de forma descontraída e autodidata e, rapidamente, se encantou pelos pequenos detalhes da natureza. Através dessa conexão, passou a trazer à tona traços da sua personalidade.

Daniela utiliza recursos da macrofotografia para revelar esses detalhes que passam despercebidos em muitos momentos na correria de nosso dia-a-dia. Através das suas fotografias viajamos num mundo de cores, formas e detalhes que nos despertam para percepções cheias de sentimentos.

Em tempos de ameaças nucleares, mudanças climáticas catastróficas e desrespeito a natureza, o olhar de Daniela é um alento, um inspirar-expirar profundo, um atestado concreto de que arte, espírito e matéria, são juntos capazes de produzir o sentimento de pertencimento que deveria sempre permear as interações humanas com o universo que nos cerca. Daniela é finalista do Luxembourg Art Prize 2020 e sua obra Aterial IX está exposta na Pinacothèque de Luxemburgo.

Site: http://danielaromanesi.com/

 Djalma Fernandes

Djalma Antônio Fernandes nasceu em Bragança Paulista e trilhou seu caminho como artista plástico em paralelo com a carreira de bancário. Djalma cursou Artes Visuais no Centro Universitário UNIFAAT com o objetivo de lecionar no ensino superior. Em 1999, fundou a Fernandes Molduras, onde realiza a venda de molduras, materiais artísticos diversos e de suas obras de arte.

O artista tornou-se um paisagista que retrata nossa gente e nossa região, assegura a sequência do registro pictural feito por Luis Gualberto, Vitório Pannunzio e Bertolacini.

Site: https://www.facebook.com/djalma.antoniofernandes

Nirceu Helena

Nirceu Helena ou Nirceu de Bragança, modo como o artista assina suas obras, é professor universitário de Desenho e Artes Plásticas formado pela Escola de Belas Artes de São Paulo desde 1961, com Licenciatura Plena desde 1970 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Nirceu é conservador-restaurador de bens patrimoniais desde 1986 e atua como artista plástico e gravurista.

Site: https://www.oficinaderestaurobraganca.com.br/

 Tina Perazollo

Bragantina, formada em odontologia, Tina encantou-se com as artes de outros artistas e, autodidata, passou a pintar. A artista imprime em suas telas sua fé e encantamento com a vida com sua arte naif, do Francês: ingênua, de forma muito genuína.

Tina Perazollo retrata temas espirituais e agradáveis com o intuito de levar a felicidade às pessoas através de seus temas e cores.

Site: https://www.instagram.com/arte.tinaperazzolo/

 Sérgio Prata

Sérgio Prata é escultor, pintor de telas, afrescos, pinturas murais e painéis cerâmicos, especialista em técnicas de pintura pela Ensb-A de Paris. É artista sacro muralista, pesquisador de técnicas de iconógrafia Bizantina, desenhista, retratista, gravurista e vitralista.

Sérgio especializou-se em desenho, afrescos com Mr. Bernard Delamarche e técnicas de pintura com Mr. Abraham Pincas e Jean Petit, entre 1981 e 1986. Estudou composição de obras de arte no Museu do Louvre com o renomado professor James Bloedé.

De volta ao Brasil em 1986, o artista inicia sua carreira profissional ampliando seu leque de ação em áreas como a gravura, técnicas de escultura e vitrais.

Desenvolve atividades relacionadas às artes plásticas, realiza exposições no Brasil e no exterior, pinta obras murais monumentais e sobre cavalete, para espaços públicos e colecionadores particulares.

É criador de um procedimento inovador em pintura: as pinturas trifásicas, que nos permite ver 3 obras sobre a mesma tela, em diferentes condições de luz.

Site: http://sergioprata.com.br/

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação  é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro de eventos que acontecem on-line, ou então em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse:

Quer receber nossas notícias no celular?
É só clicar aqui: WhatsApp do Jornal Em Pauta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *