CNH terá versão virtual a partir de 2018
A partir de fevereiro do ano que vem, os motoristas brasileiros não precisam mais andar com a Carteira Nacional de Habilitação nas carteiras e bolsas.
Alívio principalmente, para mulheres, que costumam trocar sempre de bolsas e carteiras, e por vezes, acabam esquecendo de pegar o documento, que hoje é obrigatório.
Quem aqui já foi parado pela polícia e tinha deixado o documento em casa?
Agora os problemas vão acabar. Isto porque a CNH também está entrando na era virtual e uma versão eletrônica do documento terá validade igual ao modelo em papel e o melhor: poderá ser acessada por meio de aplicativo no celular.
A CNH virtual foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito e vai ser desenvolvida pelo sistema de leitura de código de barras.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A carteira será acessada pelo QR Code hospedado no Serviço Federal de Processamento de Dados com uma certificação de segurança.
Para ter o documento digital o motorista deve se cadastrar no Portal de Serviços do Denatran. No primeiro acesso, será enviado, por e-mail, um login com senha para habilitar o celular que terá o documento.
Os dados serão armazenados com privacidade, protegidos por um Número de Identificação Pessoal criado pelo próprio usuário, que será a assinatura digital de acesso.
A carteira impressa continua válida e emitida para quem não optar pelo modelo virtual.
O que não pode é o motorista deixar o celular sem bateria, quando for dirigir, porque em caso de ser parado em uma blitz precisará do mesmo para se identificar.
Mas convenhamos né, quem desgruda do celular? Quase ninguém !
Em caso de roubo ou perda do celular, o acesso à CNH virtual poderá ser bloqueado.
Confira video sobre a novidade.