Colapso: Bragança registra 7 transferências, tem 15 na fila de espera e mais 4 mortes

Colapso: Bragança registra 7 transferências, tem 15 na fila de espera e mais 4 mortes

O boletim de hoje, 14, da Secretaria Municipal de Saúde mostra que subiu de 98 para 100, o número total de pacientes internados em leitos SUS e particulares/convênios, em Bragança Paulista com COVID-19, ou suspeita da doença. O município tem ainda 15 pacientes aguardando na fila de espera por vagas de UTI e de enfermaria. Esses pacientes são atendidos provisoriamente na UPA Vila Davi até que sejam realizadas as transferências via CROSS – Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde. Mais quatro óbitos também foram confirmados no boletim de hoje.

FILA DE ESPERA POR VAGAS

No domingo, havia 22 pacientes aguardando na fila de espera por vagas. O número abaixou, justamente, porque como também mostra o boletim de hoje, um total de 7 pacientes foram transferidos para hospitais fora da região.

Até sexta-feira passada o boletim indicava 42 transferências desde janeiro. O número hoje, saltou para 49.

Dos 15 pacientes aguardando vagas de internação, 8 aguardam vagas em leitos COVID-19 de UTI e 7 de enfermaria SUS. O número é três vezes maior do que o número de pacientes que aguardavam vagas na segunda-feira passada. No dia 7, havia 5 pacientes na fila.

HOSPITAIS NO LIMITE

Os 30 leitos regionais de enfermaria SUS do Hospital de Campanha da Santa Casa de Bragança Paulista estão 100% lotados. O mesmo acontece com os 46 leitos de UTIs, disponibilizados no Hospital Universitário, Santa Casa de Socorro e Santa Casa de Bragança Paulista. O boletim, aliás, mostra uma ocupação de 102% de leitos de UTI, o que significa que há pacientes que foram internados em leitos destinados para outras doenças.

De março até aqui, os leitos SUS sempre estiveram no limite de uso. A última vez que UTI esteve abaixo de 90% foi em 16 de fevereiro, com 83%. Apesar disso, não foram criadas novas vagas.

Os 20 leitos de enfermaria da UPA Vila Davi que foram oficialmente anunciados no dia 1º março, mas que na época já estavam recebendo pacientes, agora também operam no limite. Ontem eles estavam com ocupação de 100%, com as transferências de moradores de Bragança Paulista para outras cidades fora da região hoje a taxa de ocupação é de 70%.

Ao todo, subiu 98 para 100 o número de moradores da cidade internados. Dos 100 pacientes, 78 já tem confirmação de COVID-19. Além disso, 21 pacientes aguardam os resultados de exames.

BALANÇO DAS MORTES

O boletim de hoje trouxe a confirmação de mais 4 óbitos em decorrência da COVID-19. Duas delas, já estavam em investigação.

As vítimas fatais são:

  • nº 425: trata-se de um senhor, de 87 anos, que estava hospitalizado e faleceu no último dia 7. A Prefeitura não informou se ele estava em leito de UTI, de enfermaria ou se aguardava na fila de espera.
  • nº 426: trata-se de uma mulher, de 73 anos, que estava hospitalizada e faleceu na quinta-feira, 10. A Prefeitura não informou se ela estava em leito de UTI, de enfermaria ou na fila de espera.
  • nº 427: trata-se de um homem, de 67 anos, que estava em leito de UTI e faleceu na sexta-feira, 11.
  • nº 428: trata-se de um homem, de 56 anos, que estava em leito de UTI e faleceu na quinta-feira, 10.

Das 428 mortes, 101 mortes aconteceram de março até dezembro de 2020. Janeiro deste ano registrou 25 mortes, fevereiro 33, março 132, abril 83, maio 41 e junho já tem 13 mortes confirmadas até aqui.

Além disso, junho em ainda mais 1 morte em investigação.

OUTROS NÚMEROS

O boletim de hoje da Secretaria de Saúde indica ainda:

  • 40.755 notificações ao Ministério da Saúde, sendo que só no boletim de hoje foram mais 325 notificações de casos suspeitos
  •  testes realizados desde o início da pandemia
  • 129 casos confirmados de COVID-19, em 24 horas
  • 19.668 casos confirmados desde o início da pandemia
  • 17.822 pessoas recuperadas desde o início da pandemia.
  • 1.259 pacientes positivos em isolamento domiciliar
  • 112 pacientes aguardando resultados de exame em casa
  • 79 pacientes positivos internados
  • 21 pacientes aguardando resultados de exames internados
  • 428 mortes confirmadas e 1 em investigação
  • 51.908 pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra a COVID-19 e 24.151 imunizadas com as duas doses.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://jornalempauta.com.br/tag/coronavirus

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *