Colapso em Bragança continua e mais duas mortes de COVID-19 são registradas

Colapso em Bragança continua e mais duas mortes de COVID-19 são registradas

O boletim de hoje da Secretaria de Saúde de Bragança Paulista mostra que além dos hospitais continuarem em colapso, com 100% dos leitos ocupados, subiu de 24 para 25 o número de pacientes de Bragança Paulista internados em outras cidades pelo SUS. Além disso, o boletim mostra ainda mais 85 casos confirmados da doença e duas mortes confirmadas em decorrência da COVID-19 e uma suspeita.

Enquanto 7 moradores de Bragança Paulista aguardam por uma vaga de UTI e outros 4 por uma vaga de leito de enfermaria,  via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) quatro pacientes que não são da Região Bragantina estão internados em leitos do município. Este controle de vagas é totalmente realizado via CROSS.

Por causa do colapso na saúde, o município segue na Fase Vermelha do Plano São Paulo,  pelo menos até o dia 19, conforme determinação do Governo do Estado. A Prefeitura deve anunciar ainda hoje se adotará novamente medidas ainda mais restritivas ou não.

Balanço das mortes

A vítima fatal de nº 172 é uma mulher de 65 anos que faleceu ontem, 7 enquanto a vítima de nº 173 era uma mulher de 53 anos, que também faleceu ontem. Ambas estavam hospitalizadas.

Com mais estas duas mortes confirmadas são 173 mortes contabilizadas oficialmente desde o início da pandemia, sendo 103 em 2020 e 70 neste ano.

Fevereiro registrou o recorde de mortes: 32 óbitos contabilizados. Pelo crescimento das internações e casos graves março pode bater novamente o recorde de óbitos.

Em apenas oito dias, aliás, o mês de março já tem 13 mortes confirmadas.

Além disso, o boletim registrou um óbito suspeito A vítima é um homem, de 63 anos, que estava hospitalizado em UTI e evoluiu óbito também ontem.

Em nota, a Secretaria de Saúde lamentou as mortes.

Dos 173 pacientes que vieram a óbito, 90 eram homens, bem como 83 eram mulheres. Além disso, 36 vítimas fatais tinham menos de 60 anos. Já as outras 137 vítimas tinham 60 anos ou mais.

Fila de espera

O boletim de hoje da Secretaria de Saúde indica que 79 moradores de Bragança Paulista estão internados, tanto em leitos SUS como particulares. No dia anterior eram 81. Ao todo, 60 pacientes já têm confirmação de coronavírus. No dia anterior eram 55. Além disso, 19 pacientes aguardam internados os resultados dos exames. No dia anterior eram 26

Ao todo o SUS disponibiliza 36 leitos de UTI exclusivos para tratamento da COVID-19, sendo 16 leitos no HUSF, 10 na Santa Casa de Bragança, 3 no Hospital Bragantino e 7 na Santa Casa de Socorro. Além disso, disponibiliza um total de 36 leitos de enfermaria, sendo 30 no Hospital de Campanha, na Santa Casa de Bragança Paulista e 6 no Hospital Bragantino.
Todos eles estão 100% ocupados.

Com os leitos de UTI e de enfermaria 100% ocupados, há fila de espera. Hoje pela manhã, 7 pacientes moradores de Bragança Paulista aguardavam uma vaga na UTI. No dia anterior eram 9. Além disso, 4 aguardam por um leito de enfermaria. No dia anterior eram 2.

Vale lembrar ainda que dos 79 internados, 25 pacientes foram transferidos para outras cidades em leitos SUS.

Outros números

O boletim de hoje da Secretaria de Saúde indica que desde o início da pandemia, a Prefeitura realizou 21.093 notificações ao Ministério da Saúde, sendo que só hoje foram mais 378 notificações. Além disso, também realizou no total 41.913 testes. Nas últimas 24 horas a Secretaria de Saúde, aliás, registrou mais 85 casos confirmados de COVID-19.

Ao todo, portanto, 10.253 casos foram confirmados até agora, sendo que destes 8.513 pacientes estão recuperados. Além disso, 1.507 pacientes ainda estão em isolamento domiciliar, 60 estão internados e oficialmente 173 morreram.

O município aguarda o resultado de 415 exames, sendo que destes, 395 pacientes estão em isolamento domiciliar, bem como 19 estão internados e um morreu.

Ao todo, 10.436 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina contra a COVID-19 e 3.263 receberam a segunda dose.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://jornalempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do  Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *