Colapso em Bragança: sobe para 94 número de internados e mais 4 óbitos são registrados

Colapso em Bragança: sobe para 94 número de internados e mais 4 óbitos são registrados

O boletim de hoje da Secretaria de Saúde de Bragança Paulista mostra que além dos hospitais continuarem em colapso, com 100% dos leitos ocupados, subiu de 11 para 14 o número de pacientes na fila de espera aguardando por uma vaga de internação. O número de pacientes internados, por sua vez, saltou de 79 para 94.

O aumento dos números de pacientes aguardando vagas e o novo recorde de internações de moradores de Bragança Paulista mostram o colapso na saúde no município.

Além disso, o boletim mostra ainda mais 69 casos confirmados da doença em 24 horas e quatro mortes confirmadas em decorrência da COVID-19. O Em Pauta, no entanto já teve confirmação de mais um óbito em decorrência da doença, além dos contidos no balanço oficial.

As mortes

A vítima fatal de nº 174 é uma mulher de 74 anos, que estava em leito de UTI e faleceu no domingo, 7. Já a vítima de nº 175 é Isabel Aparecida Imenez Alves, de 64 anos. Ela estava internada em leito de UTI e faleceu ontem, 8. O seu sepultamento aconteceu às 9h no Cemitério da Saudade.

A vítima fatal de nº 176 também é uma mulher de 82 anos, que estava hospitalizada e faleceu hoje. A Prefeitura não informou se ela estava em leito de UTI, de enfermaria ou se aguardava uma vaga.

Além disso, também foi confirmada hoje para COVID-19, a morte de um homem, de 63 anos. A vítima fatal nº 177 estava hospitalizada em UTI. Ele evoluiu óbito no domingo e sua morte era investigada desde então.

Além destas mortes divulgadas no boletim, o Em Pauta já publicou hoje a morte de Celso Antonio Lambert, o conhecido Pingué. Como ele havia sido transferido para outra cidade seu falecimento deve ser contabilizado oficialmente nos próximos dias.

Com mais estas quatro mortes confirmadas são 177 mortes contabilizadas oficialmente desde o início da pandemia, sendo 103 em 2020 e 74 neste ano.

Balanço das mortes

Fevereiro registrou o recorde de mortes: 32 óbitos contabilizados. Pelo crescimento das internações e casos graves março pode bater novamente o recorde de óbitos.

Em apenas nove dias, aliás, o mês de março já tem 17 mortes confirmadas.

Em nota, a Secretaria de Saúde lamentou as mortes e como de costume, não divulgou outros dados dos pacientes. O Em Pauta não teve acesso por familiares e amigos de dados dos outros falecidos.

Dos 177 pacientes que vieram a óbito, 91 eram homens, bem como 86 eram mulheres. Além disso, 36 vítimas fatais tinham menos de 60 anos. Já as outras 141 vítimas tinham 60 anos ou mais.

Internações e fila de espera

O boletim de hoje da Secretaria de Saúde indica que 94 moradores de Bragança Paulista estão internados, tanto em leitos SUS como particulares. No dia anterior eram 79. Ao todo, 54 pacientes já têm confirmação de coronavírus. No dia anterior eram 60. Além disso, 40 pacientes aguardam internados os resultados dos exames. No dia anterior eram 19.

Ao todo o SUS disponibiliza 36 leitos de UTI exclusivos para tratamento da COVID-19, sendo 16 leitos no HUSF, 10 na Santa Casa de Bragança, 3 no Hospital Bragantino e 7 na Santa Casa de Socorro. Além disso, disponibiliza um total de 36 leitos de enfermaria, sendo 30 no Hospital de Campanha, na Santa Casa de Bragança Paulista e 6 no Hospital Bragantino.

Todos eles estão 100% ocupados. Nos próximo dias novos leitos devem ser disponibilizados.

Com os leitos de UTI e de enfermaria 100% ocupados, há fila de espera. Hoje pela manhã, 7 pacientes moradores de Bragança Paulista aguardavam uma vaga na UTI. No dia anterior também eram 7. Além disso, 7 aguardam por um leito de enfermaria. No dia anterior eram 4.

Vale lembrar ainda que dos 94 internados, 25 pacientes foram transferidos para outras cidades em leitos SUS.

Enquanto 14 moradores de Bragança Paulista aguardam por uma vaga  via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) quatro pacientes que não são da Região Bragantina continuam internados em leitos do município. Este controle de vagas é totalmente realizado via CROSS.

Por causa do colapso na saúde, o município segue na Fase Vermelha do Plano São Paulo,  pelo menos até o dia 19, conforme determinação do Governo do Estado e também decreto municipal.

Outros números

O boletim de hoje da Secretaria de Saúde indica que desde o início da pandemia, a Prefeitura realizou 21.365 notificações ao Ministério da Saúde, sendo que só hoje foram mais 272 notificações. Além disso, também realizou no total 42.185 testes. Nas últimas 24 horas a Secretaria de Saúde, aliás, registrou mais 69 casos confirmados de COVID-19.

Ao todo, portanto, 10.322 casos foram confirmados até agora, sendo que destes 8.513 pacientes estão recuperados. Além disso, 1.578 pacientes ainda estão em isolamento domiciliar, 54 estão internados e oficialmente 177 morreram.

O município aguarda o resultado de 448 exames, sendo que destes 408 pacientes estão em isolamento domiciliar, bem como 40 estão internados.

Ao todo, 10.669 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina contra a COVID-19 e 3.580 receberam a segunda dose.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://jornalempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do  Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *