Colapso: Espera por UTI e enfermaria aumenta 72% em três dias

Nesta quinta-feira, 4, a Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista atualizou o Em Pauta, sobre a situação do colapso no sistema de saúde do município.

Antes mesmo do anúncio de regressão à Fase Vermelha, na segunda-feira, 1°, o Em Pauta divulgava, com exclusividade, no final de semana o caos em que se encontravam os hospitais e pronto-atendimentos do município.

PACIENTES INTERNADOS FORA

Com os leitos de UTI e enfermaria 100% lotados, no sábado, foi informado que havia 14 pacientes de Bragança Paulista internados fora da cidade. Dois estavam em leito de UTI e 12 em leito clínico.

Hoje, esse número é de 11 paciente ao todo, entre leitos SUS e convênio. Não foi informado a descrição dos leitos que eles estão ocupando em municípios da Grande São Paulo e Vale do Paraíba, além da capital São Paulo.

Entre sábado e hoje, a Prefeitura confirmou um óbito de morador de Bragança em Jundiaí, três em Atibaia e um em São Paulo.

FILA DA UTI E ENFERMARIA

Enquanto 11 pacientes de Bragança conseguiram leitos fora da cidade, 19 ainda aguardam na fila. De acordo com a Secretaria de Saúde, 10 esperam um leito de UTI e outros 9 de enfermaria.

Na segunda, quando os principais diretores dos hospitais da cidade anunciaram o colapso, 11 pessoas aguardavam vagas de UTI e enfermaria, ou seja, o número de espera na fila aumentou 72% em apenas três dias.

PACIENTES DE FORA DE BRAGANÇA

Outro questionamento comum nos moradores é com relação ao número de internados em Bragança, vindos também de outras cidades, já que Bragança é sede de região e absorve a demanda hospitalar de saúde de ao menos 11 municípios.

Segundo a Secretaria, do total de 34 leitos de UTI em operação no momento e 36 de enfermaria, 16 deles estão ocupados com pacientes de outras cidades, ou seja, 77,15% das vagas estão ocupadas com pessoas de Bragança Paulista.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.