Coluna do Marcus Valle e a exoneração de secretários

Coluna do Marcus Valle e a exoneração de secretários

*Por Marcus Valle

 

1 – Escolas com tempo integral

Bragança deveria fazer estudos para nas escolas municipais, implantar quando possível, o tempo integral. É claro que para isso é necessário dar suporte aos educadores (recursos, apoio, etc).

2 – Ônibus

Os ônibus continuam com problemas, quebrando, apesar da renovação de parte da frota. Talvez seja uma questão de adaptação dos motoristas. Segunda-feira, logo de manhã a linha 105 (Padre Aldo Bolini) não se completou, passageiros tiveram que pegar outro, depois de caminhar bastante. Serviços sempre foram péssimos. Será que melhorará?

3 – Lago do Orfeu

A novela do Lago do Orfeu continua. O local está com sérios problemas nas “obras”, e o lago está vazio, o que causa tristeza à população (e ocasionou danos à fauna).

Tudo foi feito sem os devidos estudos do solo etc, e no afã de se fazer obras para transformar o local num “mini Lago do Taboão”. Não discutiram com os moradores do bairro.

O reparo da barragem todos concordavam, e o que realmente gerou discussões (inclusive na justiça) foi a obsessão em querer tirar árvores do local e implantar coisas que descaracterizam o lago e suas margens.

4 – Moradores de rua

Existem muitos moradores de rua em Bragança.

Nesses dias de inverno a situação deles se agrava.

É um grave problema social que tem que ser enfrentado, e se reflete em outros setores da sociedade.

Prefeitura está agindo para atendê-los. Operação “Noite Fria”.

5 – Suicídios

Suicídios no Brasil são cerca de 15 mil por ano.

Nos EUA são 50 mil, proporcionalmente mais que o dobro do que temos aqui.

País mais rico não significa menos problemas de saúde mental.

6 – Direito: Pressões no trabalho

Muita gente reclama das “pressões” de chefes e patrões no trabalho. Cada caso é um caso, que tem que ser analisado com as circunstâncias.

Cobranças de metas, advertências são legais, embora estressantes. Mas, ofensas, gritos, jornadas estafantes, assédio podem caracterizar ilegalidades trabalhistas, e até criminais.

7 – Direito: Privacidade X Interesse público

Pode filmar ou gravar pessoas? Normalmente não. É o direito de intimidade. No entanto, se houver interesse público, é possível. Cada caso é um caso.

8 – Rotatória complicada

A rotatória em frente ao Habib’s – Taboão – é extremamente confusa e perigosa.

Sem nenhum exagero, temos todos os dias pequenos acidentes (colisões) no local. São mais de 100 casos por mês.
Algo precisa ser feito lá… Urgente.

9 – Ginásios de Esportes

Ginásios de Esportes de Bragança vivem “fechados” ou em “reformas”. Motivo principal: são usados para festas, comércio, reuniões etc. Brincando, dizemos: – Até para esportes eles são utilizados.

Como não há um Centro de Convenções no município, acaba sobrando para os ginásios, e os esportistas é que são prejudicados.

10 – Despejos Ilegais

Impressionante o despejo de lixo e entulhos nas margens de estradas, rios, ribeirões e lagos; e também nas águas e matas.

Sempre alertei sobre isso. Recentemente a Câmara aprovou uma lei de autoria do edil J. Malon monitorando caçambas. Isso pode minimizar o problema, mas a fiscalização tem que ser mais eficiente, principalmente porque pessoas físicas e particulares são os autores da maioria dos casos.

11 – IPTU: novela continua

Como já era previsto, o prefeito vetou o projeto que a Câmara aprovou revogando o reajuste do IPTU que atingiu parte da população de forma elevada e exagerada. Pelo que observamos mesmo que a Câmara derrube o veto (o que deve ocorrer), o executivo irá judicializar a questão. Ou seja, a coisa se prolongará.

12 – Instabilidade 

Outra coisa que chama a atenção é a troca de secretários, com menos de 6 meses de administração.

São cargos de confiança, o prefeito tem esse direito.

No entanto não é normal que 5 dos 20 secretários já tenham sido substituídos.

Cada “caso é um caso”. Mas 3 alegaram problemas de saúde. Pelo visto, esse clima de “guerra” que estamos tendo na política local, tem gerado muito estresse, e instabilidade no governo municipal.

13 – Mais deputados

O aumento no número de deputados federais que foi aprovado pelo Congresso é uma verdadeira afronta à população, isso num momento que aumentar despesas é um absurdo. Vergonhoso.

JURO QUE É VERDADE 503

Noutro dia relembrávamos antigas histórias engraçadas e ou, inusitadas, ocorridas em Bragança. Já contei anteriormente, que em 1965 ,no Cine Bragança, numa noite de inverno, estava sendo exibido o filme de Alfred Hitchcock, OS PÁSSAROS. um suspense em que todas as aves de uma ilha atacavam os seres humanos.

O local estava lotado e um famoso gozador conseguiu entrar na parte de cima do cinema com um pato vivo, que ele escondeu num grosso casaco.Na hora mais tensa do filme, em que os pássaros atacavam , ele soltou o pato lá de cima, o que gerou uma grande confusão.

O Carlos Burgos, de Amparo, ao ouvir pela primeira vez a história disse: – NOSSA … BRAGANÇA JÁ TINHA 3 D NA DÉCADA DE 60.

*Marcus Valle é advogado, professor universitário e ex-vereador. 

Contato: advmvalle@gmail.com

A Coluna do Marcus Valle é publicada todos os sábados. Para conferir as colunas anteriores basta clicar aqui.

 

📲Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *