Coluna do Marcus Valle e as árvores da praça central

*Por Marcus Valle
1 – Árvores da praça central
Na terça-feira muita gente reclamando, e ou indagando sobre o corte de 2 grandes árvores na Praça José Bonifácio.
Somente depois de postagens nas redes sociais é que a Prefeitura esclareceu que elas representavam perigo real de queda (já havia caído um grande galho na ventania do dia anterior), e por questões de segurança tiveram que ser sacrificadas.
Duas observações:
1 – cortar árvores só deve ser autorizado em casos de comprovado risco, com especialista examinando (o que parece ser o caso da praça).
2 – Quando for cortar (nesses casos de exceção e necessidade) devem avisar e divulgar antes, para evitar polêmicas.
2 – Grave problema
Crise novamente em relação a professores e outros funcionários terceirizados na Educação.
A Prefeitura afirma que pagou as empresas contratadas, mas elas não repassaram e pagaram corretamente seus funcionários (que ameaçaram paralisação e fizeram justos protestos públicos).
É óbvio que esse grave problema respinga e reflete na administração municipal, que deve tomar sérias providências para isso nunca mais acontecer.
3 – Lago do Orfeu
O Lago do Orfeu continua vazio, devido às trapalhadas das administrações anteriores, e da atual.
Insistiram num projeto ineficaz (mais caro), o caso foi para a Justiça. Só ao final, “descobriram” que o solo de dentro do lago tinha problemas.
Falam que o custo da obra ultrapassa 10 milhões, e anunciaram que um loteamento iria doar esse valor.
Enfim… uma grande novela.
4 – Internet e usuários
A Dra. Maria Carolina Helena Poletti esteve na Câmara Municipal, representando a OAB, Comissão de Direito Digital, apresentando as Cartilhas de Proteção Digital para Crianças e Adolescentes.
Nelas constam temas como proteção de dados, conversas com desconhecidos, proibição de celulares nas escolas, riscos nas redes sociais, sextorsão, sexting, cyberbullying etc.
Esse trabalho está sendo feito desde 2024, antes do destaque nacional da mídia sobre o tema.
É importante prevenir. Crianças e adolescentes podem ter sérios problemas com o uso inadequado da internet.
5 – Trânsito: muitos veículos
Bragança Paulista tem mais de 150 mil veículos registrados, topografia acidentada, e é passagem para o Circuito das Águas.
As estradas estaduais estão todas sem duplicação, e promessas de obras são anunciadas há mais de 25 anos, e nada acontece.
6 – Trânsito: erros humanos
Com tantos veículos é óbvio que nos horários de pico, o nosso trânsito é moroso e perigoso.
Na maioria dos acidentes, sejam leves, graves ou fatais, há erros humanos tais como alta velocidade, trânsito na contramão, dirigir embriagado, cortar filas etc.
Na semana passada tivemos ocorrências graves, que foram geradas por falha humana. (Veículo caiu no ribeirão, e em casos de trefegar na contramão e atingir motociclistas, e um que provavelmente estava em fuga colidiu com um ônibus, e quase matou um motociclista).
Nesses casos, não há como culpar o poder público.
7 – Trânsito: dá para minimizar
Porém as não cumpridas promessas de obras de duplicação das estradas que levam a Itatiba, Amparo, Socorro e Guaripocaba, agravam a questão.
O atual diretor de trânsito recebeu a Secretaria com uma série de erros pontuais (rotatórias, excesso de zona azul, alguns radares desnecessários etc.) e deve executar um projeto geral, que demanda tempo, mas é necessário.
8 – Dica de livro
O livro “Tremembé – O presídio dos famosos”, do jornalista Ulisses Campbell, editora Matrix, 373 páginas, faz um relato sobre os 5 presídios – 3 masculinos e 2 femininos do município de Tremembé.
Ele mostra o cotidiano das unidades, e faz menção a alguns crimes e seus autores famosos.
Há referência ao jogador Robinho, Thiago Brennand, Gil Rugai, Roger Abdelmassih, Pimenta Neves, Suzane Richtofen, Luis Estevão e outros casos, alguns escabrosos.
Tem também a injustiça cometida contra a Madre Maurina, presa e torturada em 1969, e depois absolvida.
Li em 3 dias. Gostei muito. Mas é “pesado”.
9 – Pets em alta. Mas há crimes.
Estima-se que temos 62 milhões de cães e 30 milhões de gatos no Brasil. Em Bragança seriam 50 mil e 25 mil no mínimo.
Ainda há casos de maus-tratos de animais em geral, mas a própria população em sua maioria fiscaliza e denuncia.
Há muitas pessoas que são cuidadoras e protetora, e na Delegacia de Polícia há setor especial para o tema, assim como na Secretaria do Meio Ambiente.
10 – JURO QUE É VERDADE
Uma manhã de verão eu saí pedalando minha bicicleta e parei no Clube do Tanque do Moinho, onde resolvi praticar remo. Daí lembrei que eu iria, dias depois, andar de caiaque com um amigo, no rio Jaguari e que ele não tinha colete salva vidas. Aproveitei a ocasião para pedir emprestado o equipamento a um diretor do clube , que gentilmente atendeu meu pedido.
Quando eu ia embora me lembrei que estava de bicicleta e não de carro,
mas achei mais prático vestir o colete e pedalar para casa. Quando eu estava no meio do caminho, caiu uma tremenda chuva de verão e eu segui até minha residência. Na mesma noite, cheguei numa roda e um cara já veio tirando sarro: OH MARCUS….TÃO FALANDO QUE VOCÊ FICOU LOUCO…PORQUE QUANDO VAI ANDAR DE BICICLETA NA CHUVA, LEVA COLETE SALVAVIDAS PRÁ NÃO SE AFOGAR.
Foi difícil de explicar!
*Marcus Valle é advogado, professor universitário e ex-vereador.
Contato: [email protected]
A Coluna do Marcus Valle é publicada todos os sábados. Para conferir as colunas anteriores basta clicar aqui.
Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter





