Coluna do Marcus Valle e as Eleições 2024 em Bragança

Coluna do Marcus Valle e as Eleições 2024 em Bragança

*Por Marcus Valle

Aumento de salários

O SISMUB que representa os trabalhadores municipais em Bragança Paulista reuniu-se no dia 11 com o prefeito Amauri Sodré para discutir o reajuste salarial.

Como tivemos a aprovação pela Câmara Municipal de um aumento de 35% dos vencimentos (salários e ou subsídios) dos vereadores, prefeitos e secretários municipais, o SISMUB usa tais índices como argumento para suas propostas.

Enfim… além do enorme desgaste político gerado com aquele projeto, isso está refletindo nas outras categorias.

São situações (e períodos de tempo de reajustes) diferentes, mas este é o cenário que se criou.

Dados reais entre estudantes

Pesquisas sobre estudantes de 13 a 17 anos de escolas públicas e privadas (IBGE – Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – com 125.123 alunos) mostra que 35,4 % já mantiveram relações sexuais.

A média da 1ª relação é de 13,4 anos de idade entre meninos e 14,4 anos entre as meninas.

E um estudo da organização americana COMMON Sense Média em 2023, afirma que 73% dos jovens (entre 13 e 17 anos) já acessaram sites pornográficos.

Esses são dados que mostram uma realidade bem diferente do que tínhamos 20, 30, 40 anos atrás.

Acidentes de Trânsito

Fiquei triste ao saber da morte (por atropelamento) do conhecido Wanderlei José de Moura proprietário da Aurea Som. Sempre o via caminhando em volta do lago.

Em edição passada dessa coluna; alertamos para as questões de transito em Bragança, e a ocorrência de diversos acidentes fatais.

É a 5º morte esse ano, segundo o “Bragança em Pauta” noticiou: 2 motociclistas (3 de janeiro e 23 de fevereiro) 2 pedestres atropelados (1 de fevereiro e 12 de março – Wanderlei) e 1 de colisão de veículos (em 11 de fevereiro).

Nosso trânsito está complicado… muitos acidentes.

Internet: perigos

Impressionante como a “internet” (que é um maravilhoso avanço) quando mal utilizada gera problemas judiciais e prejuízos.

Há muitas pessoas que acabam exagerando e cometendo crimes (contra a honra, e outros) publicando ofensas, cobranças, julgamentos, adjetivando outros, exposição de intimidade etc.

Há muitos golpes também. Estelionatários cada vez mau criativos dão enormes prejuízos a pessoas mais ingênuas, ou que querem fazer ótimos negócios.

Vendas de produtos inexistentes, captação de dados bancários, chantagens e exploração da credulidade etc. são comuns no dia a dia.

Muito cuidado ao usar a “internet”. Na dúvida… não faça… pergunte a alguém da área (advogado, gerente bancário, policial etc.)

Reclamação

Muitas reclamações de moradores da rua Fernando da Silva Leme, Jd do Sul (onde há o prédio da Maçonaria) que por falta de atenção limpeza e bocas de lobo tem constantes acumulações de água.

Candidatos da atual administração

Comentários fortes na área política que no grupo da situação, o Marquinho Chedid cresceu muito como possível pré-candidato a prefeito. Observa-se alguns sinais: vereadores atuais se aproximando, entrevistas constantes na FM 102, reuniões etc.

Mas há ainda dois nomes fortes no grupo: Amauri Sodré a Gi, que eram favoritos absolutos meses atrás (como indicações a candidaturas majoritárias).

A política é muito dinâmica, muda muito (parece nuvem – compararam certa vez) e até o prazo para lançar oficialmente os nomes, “muita água vai rolar”.

Mas… notamos essa tendência atual.

Pesquisa: O ideal

Na oposição ao grupo Chedid há muitos nomes que manifestaram vontade de se candidatar a prefeito (ou vice).

Alguns já desistiram, outros continuam tentando se viabilizar.

Todos sabem que o ideal seria a oposição ter uma candidatura única, mas o problema é quem seria o nome escolhido (cada um defende o seu, como o melhor).

O correto é se fazer uma pesquisa qualitativa e quantitativa para aferir quem é o candidato com maior potencial de sucesso (aprovação – rejeição possibilidade de crescimento – perfil – nível de conhecimento e adesão junto ao público etc.).

Esse é o critério mais inteligente, justo e obvio. Mas… política é política… não é tão simples assim.

Água: Abastecimento

Nas últimas semanas tivemos alguns problemas de abastecimentos de água em vários bairros da cidade. Normalmente a Sabesp tem um excelente serviço, mas ultimamente estamos vendo essas ocorrências com mais constância.

Red Bull Bragantino

O Red Bull Bragantino foi eliminado da Copa Libertadores 2024, pelo Botafogo F.R do Rio de Janeiro, ao empatar em casa por 1×1.

O resultado foi injusto, o time teve muito mais chances de gols, finalizações, posse de bola etc.

Domingo o time tem jogo decisivo pelo campeonato paulista contra a Inter de Limeira.

Esperamos que a eliminação de 4° feira, não tenha abalado psicologicamente o plantel.

Atualmente o Red Bull é o 2° ou 3° melhor time Paulista (é inferior ao Palmeiras e equivale ao São Paulo), e está entre os 7 melhores do país (Flamengo. Palmeiras. Atlético MG são melhores, mas equivale ao Inter – Grêmio -Fluminense e Botafogo).

Portanto, o “Braga” é favoritíssimo para ser seu e finalista no “Paulistão”

Juro que é verdade
  1. Fui candidato a deputado estadual pelo MDB. Tínhamos dois candidatos a senador: Franco Montoro (favoritíssimo) e um desconhecido professor da USP, que havia voltado do exílio, professor Fernando Henrique Cardoso.

Certo dia, recebi um telefonema do Fernando Henrique, que queria vir a Bragança, eu concordei, e consegui, as duras penas, lotar o plenário da Câmara para ouvir sua palestra.

Dentre as 150 pessoas presentes, estava o Waldemar que por várias vezes aparteou o orador. FHC, inexperiente, recém egresso do exílio, achou que o aparteador era um agente da direita, que queria tumultuar. Chegou a discutir feio com Waldemar, convidando-o a resolver a questão “cara a cara”. Quase tendo um infarto (de nervoso) consegui explicar que o Waldemar não era agente provocador, mas que fazia isso para se divertir.

Consegui acalmar o Fernando Henrique (e me acalmar). Ele continuou a palestra numa boa. Quando falava sobre a pobreza do Brasil, citou o Vale do Ribeira como exemplo, mas foi interrompido por grito, que veio do fundo da plateia:  – EU TENHO FAZENDA LÁ… OS MORADORES DO VALE SÃO GENTE BOA.

Fernando me perguntou: – QUEM É ESSE? AGITADOR DE DIREITA?

Eu respondi: – NÃO… NÃO… É MEU IRMÃO JOÃO… E ELE ESTÁ CALIBRADO… SEGUE.

 Acho que nesta palestra eu envelheci uns três anos em três horas.

*Marcus Valle é advogado, professor universitário e ex-vereador. 

Contato: [email protected]

A Coluna do Marcus Valle é publicada todos os sábados. Para conferir as colunas anteriores basta clicar aqui.

 

📲Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *