Coluna do Marcus Valle e os ônibus em Bragança Paulista

*Por Marcus Valle
1 – Ônibus
Foram anunciados com grande destaque, novos ônibus em Bragança Paulista No entanto, nessa primeira semana ainda tivemos vários problemas: falta de motoristas, linhas atrasadas etc.
Tomara que seja só um problema de adaptação.
Os serviços são péssimos há anos.
2 – Tarifa zero: difícil
Falando sobre “tarifa zero” para serviços de transporte coletivo, o prefeito disse que vai ser difícil implantar.
Concordo que o custo seria muito alto, e talvez o município não suporte. Isso era previsível.
Mas a justificativa do prefeito foi infeliz. Ele disse que como a população em sua maioria usa os ônibus em determinados horários, não há como implantar o sistema.
Ora, ninguém pode mudar os horários, a não ser que o usem para passear. Quem trabalha tem horários, que não pode mudar. Óbvio.
3 – Zona AZUL: exagero
Impressionante e errada a expansão da Zona Azul, que é desnecessária em muitos locais, gerando despesas e inconvenientes aos motoristas da cidade.
Na verdade, ao invés de se priorizar a verdadeira função da medida (que seria criar mais locais para estacionar), o objetivo da Prefeitura parece que é de viabilizar economicamente a empresa que a explora, e arrecadar multas.
4 – Guerras
Muito preocupante a situação mundial no que se refere às guerras Rússia x Ucrânia, e agora Irã x Israel. Isso pode gerar um verdadeiro caos econômico, e expansão de guerras no planeta. Ainda temos o receio que a China possa invadir Taiwan (antiga “China Formosa”). Aí seria uma catástrofe total que envolveria vários países. Tempos assustadores. Isso já se reflete em todo o planeta.
5 – Muitos conflitos ARMADOS (5)
Dos 193 países do planeta, em 60 há conflitos armados (58 além das guerras Ucrânia x Rússia e Irã x Israel). Como se vê, o mundo atual é cheio de conflitos, guerras, que mostram que o ser humano não evoluiu quase nada (ao contrário) em termos de empatia!
6 – Incêndios
No final de Outono e Inverno é comum, infelizmente, o número de incêndios em vegetação (queimadas provocadas, ou acidentais).
A Prefeitura está fazendo uma boa campanha publicitária para conscientizar, e orientar a população. Pena que tenhamos criminosos que provocam incêndios dolosamente, intencionalmente. Denunciem qualquer caso que observem.
7 – CASOS Difíceis de evitar
Bragança teve nas últimas semanas ocorrências absurdas, na área criminal. Grave homicídio (ou latrocínio) de um casal da zona rural, um homicídio num bar por causa fútil de jogo de sinuca, e pasmem, até um furto (dano qualificado) dos “óculos” de uma estátua.
São casos imprevisíveis, que demonstram o momento delicado em que vivemos.
8 – Sabesp e pedágios
Duas outras questões importantes que não estão sendo devidamente discutidas e enfrentadas pelo município são o contrato com a Sabesp (que está sendo privatizada) e a implantação de pedágios para financiar obras necessárias nas estradas da região (Bragança – Amparo, Itatiba e Socorro).
9 – Candidatos?
Duas possíveis candidaturas a deputado estadual, Coronel Américo (candidato pelo PL de Bolsonaro), e a do delegado de polícia Dr. Sandro Montanari, se confirmadas, podem mudar, influir muito na política local.
Como o grupo Chedid já anunciou a candidatura de Victor Hugo Chedid para a Assembleia Legislativa, tais novas opções, gerarão dificuldades a ele.
A candidatura do Cel Américo, atual secretário de Segurança, poderá causar inclusive um problema na composição da Câmara, já que obviamente o prefeito terá resistência a um concorrente participando de seu grupo político.
10 – Saúde Mental
Insistimos na necessidade do município investir mais na questão da saúde mental da população.
Vivemos um momento, em que no Brasil (e no mundo em geral) aumentou em muito os casos de depressão, ansiedade, e outros problemas mentais.
Isso é notório no dia a dia. As pessoas estão mais afetadas, e isso reflete na qualidade de vida, e até na segurança pública.
11- B.Os e Processos
A verdadeira “guerra” política que virou a discussão do IPTU em Bragança, está gerando além de ofensas e ameaças nas redes sociais, eventos, e sessões do legislativo, muitos B.Os na polícia e até algumas ações judiciais (boa parte improcedentes e que só visam intimidar e calar os críticos).
“Nunca vi minha cidade tão litigiosa”.
JURO QUE É VERDADE 682
Em Bragança Paulista, nas eleições de 2012, houve um resultado equilibradíssimo: 32.605 votos contra 32.584 do segundo colocado. Foram apenas 21 votos de diferença, e Fernão Dias foi eleito prefeito.
Muitos se diziam responsáveis pela vitória.
Um dizia:
– “EU ARRUMEI 30 VOTOS”.
Outro dizia:
– “EU CONSEGUI 25 VOTOS NA FAMÍLIA”.
E assim por diante…
Numa reunião em uma igreja, o pastor disse a Fernão:
– “NA VÉSPERA DA ELEIÇÃO, EU REUNI UM GRUPO QUE ESTAVA EM DÚVIDA… E CONVENCI TODOS… TINHA 22 PESSOAS PRESENTES”.
O Chicão (Francisco Carlos da Costa) que acompanhava o prefeito eleito, não aguentou e disse:
– “PARABÉNS, O SR. ARRUMOU 22 VOTOS E NÓS… ARRUMAMOS OS OUTROS 32 MIL”.
*Marcus Valle é advogado, professor universitário e ex-vereador.
Contato: advmvalle@gmail.com
A Coluna do Marcus Valle é publicada todos os sábados. Para conferir as colunas anteriores basta clicar aqui.
Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter