Coluna do Marcus Valle e os problemas de sempre

Coluna do Marcus Valle e os problemas de sempre

*Por Marcus Valle

 

Enchentes: Problemas de sempre 

Estamos na época de chuvas, e observamos que temos os mesmos problemas de enchente, em locais onde o problema é crônico (Av. Circular, Alberto Diniz, final do Matadouro etc.). De nada adiantaram as chamadas “providências” tomadas esses anos todos, e anunciadas como soluções. 

Mas temos que registrar que há certa culpa de parte da população, que atira lixo, objetos (sofás, entulho etc.), nas águas, e ocupa margens de ribeirões, impermeabilizando o solo (a fiscalização é super falha). 

Lixo e entulho nas águas 

Lixo e entulho, nas águas a gente vê nos lagos urbanos (Tanque do Moinho, Taboão, Hípica, São Miguel, Santa Helena etc.). 

É impressionante a falta de consciência e civilidade de parte do povo. Nos ribeirões do município e nos rios Jaguari e Jacareí ocorre o mesmo absurdo. 

Isso sem contar despejo de esgoto clandestino em tubulações de águas pluviais. 

A Prefeitura tem que organizar a fiscalização, a prevenção, e a limpeza. Mas tem sido muito omissa nesses aspectos. 

Ônibus 

Prefeitura anuncia novos ônibus no transporte coletivo. 

Os serviços estão péssimos. Quando isso se tornará verdade? Já passou da hora. 

Esporte é bom em todos sentidos 

É bom que a Prefeitura invista e promova atividades esportivas (canoagem, tênis já foram anunciadas aulas). 

Precisamos incentivar modalidades diversas (além do futebol, que é o mais popular). 

Atletismo, basquete, vôlei, boxe, judô, artes marciais, ciclismo, etc. Tudo deve ser promovido. 

O ideal é se descobrir a partir das escolas, academias etc. as aptidões dos jovens (cada um tem preferências e talentos específicos) e encaminhá-los a técnicos especializados. 

Com o esporte teremos ótimos resultados a médio prazo, com sensível melhora na qualidade de vida e redução de conflito e crimes. 

 Biblioteca 

Também deve-se investir mais na parte da biblioteca em Bragança. 

Observamos (sou frequentador e doador de livros novos) que a biblioteca não tem verbas para adquirir lançamentos e obras atualizadas.  

Ela tem um acervo de razoável para bom, devido ao esforço da sua bibliotecária responsável, e da doação feita pelos frequentadores mais habituais. 

Criminalidade e Qualidade de vida 

Se comparado com outros municípios Bragança Paulista tem baixa criminalidade, embora exija atenção sempre. Criminalidade zero é quase impossível. 

Temos roubos (assaltos), furtos, tráfico de entorpecentes, e muitos crimes de trânsito (culposos), delitos, sexuais etc. 

É importante frisar que a segurança pública que é uma prioridade, tem uma conexão grande com a parte social (educação, cultura, saúde, esportes, empregos, habitação etc.). 

Quanto melhor a qualidade de vida da população, menor será o índice de criminalidade. 

É verdade que delitos também são cometidos por pessoas ricas e abastadas, não sendo sempre produto de carências econômicas e sociais. “Cada caso é um caso”, com seu contexto e circunstâncias. 

Mas é importante que haja sempre uma interação entre os policiais, o Ministério Público e o judiciário, com os governos municipal, estadual e federal, para que tenhamos uma minimização da criminalidade. 

Moradores de rua 

Um problema social que temos e que reflete também na segurança é o dos moradores de rua. 

Notamos que há dezenas deles em Bragança.  

Sabemos que a solução não é simples, mas é algo que tem que ser priorizado. 

Rápidas medidas – Prevenção é necessária 

Nessa época de chuvas com quedas de árvores e outros problemas notamos que providências rápidas estão sendo tomadas para desobstrução das vias e estradas. Temos que enfrentar as causas. 

 IPTU: Preocupação geral 

Depois que a Câmara Municipal anterior (em dezembro) aprovou com todos votos dos vereadores da situação, projeto sobre o IPTU, autorizando a administração atual a avaliar os imóveis para efeito de cobrança (sem necessidade de lei), muitos ficaram assustados com possíveis grandes aumentos. 

É evidente que a Prefeitura não irá arrecadar igual ou menos que no ano passado, daí a preocupação. 

O projeto foi aprovado de afogadilho, sem maiores discussões. A imprensa e os vereadores (inclusive da oposição) estavam mais focados na criação da taxa de iluminação pública, e não detectaram o do IPTU que pode ser muito mais impactante. 

Centro de convenções e não Ginásio de Esportes 

Em Bragança, brincamos sempre, que os Ginásios de Esportes são usados para “tudo” (comércio, reuniões, feiras, encontros religiosos), e até mesmo para esportes. 

Evidentemente que esse uso inadequado (deveria haver um Centro de Convenções para isso), além de impedir a utilização para esportes nessas ocasiões, ainda causa danos constantes nos seus pisos e instalações em geral. Daí são fechados para demoradas e custosas reformas. 

Quando vereador eu consegui aprovar uma lei que proibia cessão do Ginásio Lourenção para atividade não esportivas. A norma ficou em vigor alguns anos, mas a revogaram por pressão. E daí…. Isso ocorre. 

 Poluição sonora: Necessário plantão noturno 

Moradores da rua Teixeira e imediações tem reclamado muito, de que principalmente aos finais de semana, há um barulho enorme (poluição sonora) causada por pessoas que estão próximas ao Lago do Taboão. Carros com som ligado, motociclistas com escapamento aberto impedem as pessoas de descansar, visto que isso ocorre até a madrugada. 

Tivemos melhoras algum tempo quando havia fiscalização da polícia militar e guarda civil. 

Mas agora o problema voltou, embora haja lei proibindo essas práticas. Os reclamantes dizem que tentam acionar autoridades por telefone, mas não conseguem resultado. 

Seria necessário, um plantão, para atender essas questões de poluição sonora que ocorrem mais em finais de semana e no período noite – madrugada. 

 Juro que é verdade 

Fiquei muito surpreso quando em 2013, vi em Ubatuba que um garoto de 15 anos, classe média, estudante de escola particular, não sabia quem era Fernando Henrique Cardoso. E foi com maior surpresa ainda que ao ir ao Clube, e contar esse fato, constatamos que 4 adolescentes lá presentes também não sabiam quem era FHC.   

Resolvemos expandir a pesquisa. Dois garotos de cerca de 13 a 14 anos, sentaram-se na lanchonete, e o Flavio Judar perguntou a um deles: –VOCE SABE QUEM É O FERNANDO HENRIQUE CARDOSO?  Um dos garotos levantou a mão e disse com toda segurança: –EU SEI. Ficamos contentes…até que o menino completou: –ELE JOGA HÓQUEI COMIGO AQUI NO CLUBE.

 

*Marcus Valle é advogado, professor universitário e ex-vereador. 

Contato: advmvalle@gmail.com

A Coluna do Marcus Valle é publicada todos os sábados. Para conferir as colunas anteriores basta clicar aqui.

 

📲Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *