Coluna do Marcus Valle: “Nunca vi minha cidade tão em guerra”

Coluna do Marcus Valle: “Nunca vi minha cidade tão em guerra”

*Por Marcus Valle


1) Red Bull Bragantino

O Red Bull Bragantino fez seu último jogo no seu estádio que se transformará em Arena.

As obras demorarão de 3 a 4 anos, conforme as previsões, e nesse tempo o clube utilizará o antigo estádio municipal reformado e construído pela empresa (que depois, com a arena pronta, reverterá à Prefeitura).

No que se refere ao time, ele tem oscilado, mas conseguido bons resultados no Campeonato Brasileiro. Embora esteja no início da competição, nos parece que ele não correrá riscos de rebaixamento, e poderá obter boa classificação.

2) Muitos acidentes de trânsito

Muitos acidentes graves de trânsito ocorreram esse ano (e nas últimas semanas) em Bragança, tanto na área urbana, como nas estradas rurais. Muitos fatais e com lesões graves. A grande maioria por falhas dos condutores.

Evidentemente, independentemente da culpa, o que tem que ser apurado caso a caso, o veículo mais frágil (bicicleta, motocicleta, carro pequeno etc.) tem seus ocupantes com maiores danos físicos.

Mas, devemos ressaltar que há problemas de sinalização, condições das vias e estradas, engarrafamentos etc. que colaboram.

3) Nunca vi minha cidade tão em guerra

Na política local, as coisas estão muito radicalizadas, sem diálogo, com enfrentamentos que extrapolam as normais discussões, e chegam por muitas vezes a difamar e ofender pessoas.

Adversários políticos, por vezes, são confundidos como inimigos pessoais, o que é péssimo para a resolução dos problemas do município.

A questão do IPTU, por exemplo, que foi aprovado de afogadilho e sem maiores discussões, virou uma grande confusão política e de direito.

A população, em grande parte, está perplexa com a insegurança jurídica e política que se criou.  Isso obviamente se reflete em todos os outros setores da administração, causando sérios problemas.

4) Brasil hoje: muito 8 ou 80

Na segunda-feira (21), a Folha de São Paulo publicou reportagem sobre aniversário de morte do ex-presidente Tancredo Neves, que era famoso pela habilidade em dialogar com todos segmentos políticos (esquerda, centro e direita), conseguindo administrar crises e obter muitas soluções consensuais. No entanto, no final da reportagem, ouvindo-se analistas políticos, a maioria deles acredita que ele não seria um político de grande chances hoje já que muitos preferem a a polarização radical.

5) Postos do crime organizado

No estado de São Paulo existem 8.359 postos de combustíveis.

E segundo autoridades policiais há suspeitas que 290 deles (3,15%) estejam sob o comando do crime organizado.

Segundo reportagens na mídia, antes se usavam tais estabelecimentos apenas para lavagem de dinheiro, mas depois, para ampliara lucros por meio de fraudes fiscais e adulteração de produtos.

6) Projeto retirado

Prefeito retirou de pauta projeto 10/2025 que enviou à Câmara para poder ampliar o limite para 15% para fazer créditos adicionais por decreto. Provavelmente sentiu riscos de não ser aprovado. No entanto, agiu correto com acerto. Outra grande polêmica ocorreria.

7) Sucesso no lazer – Não na economia

Começou a Festa do Peão. Um sucesso em termos de diversão e lazer. Mas nos moldes em que é feita, a maioria das barracas é de fora, os produtos são adquiridos pela empresa (bebidas, cerveja) e são adquiridos em outros municípios. Como é uma festa regional, sai muito mais dinheiro do que entra em nosso município.

E depois tem o efeito ressaca. Inadimplência e menos gastos aqui.

8) Dica de Filme

Depois da morte do Papa Francisco, um dos mais queridos da história, vai explodir a audiência do filme CONCLAVE (2024) que mostra como “funcionam” as eleições do novo pontífice (2/3 dos votos – acordos – alas mais liberais e conservadoras etc).

Embora seja uma obra de ficção com um final bastante surpreendente e quase impossível, é interessante assistir. Foi cotado para o Oscar, mas não venceu.

9) Conservação

Muitas reclamações sobre necessidade de reparos e conservação no município (estradas, mato, buracos e danos causados pelas chuvas).

Nota-se que a Prefeitura tem colocado muitos trabalhadores nas ruas, mas a demanda é enorme, e deve-se atender as prioridades.

10) Não se justifica

Inaugurar obras e dizer que não funcionarão por falta de recursos (insinua-se IPTU mais alto) é uma ação totalmente injustificável.

Até porque é a 3ª gestão do mesmo grupo político (Chedid).

*Marcus Valle é advogado, professor universitário e ex-vereador. 

Contato: advmvalle@gmail.com

A Coluna do Marcus Valle é publicada todos os sábados. Para conferir as colunas anteriores basta clicar aqui.

 

📲Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *