Coluna do Tárcio Cacossi: liderança é uma realidade, por ora

*Por Tárcio Cacossi
Liderança é uma realidade. Por ora.
O Red Bull Bragantino tem na próxima quinta-feira, 12, a chance de terminar esta primeira etapa do Brasileirão na liderança, já que Flamengo, Palmeiras e Fluminense, que também brigam pelas primeiras posições, tiveram seus jogos adiados, além do Botafogo, em função da participação no Mundial de Clubes, nos Estados Unidos. Para que isso aconteça precisa vencer o Bahia, um forte adversário, na próxima quinta-feira, em Bragança Paulista, e torcer para que o Cruzeiro não ganhe do Vitória, em Salvador.
Alguns dias atrás, neste mesmo espaço, afirmei que a liderança não é a realidade do clube no Brasileirão, principalmente em função das limitações de elenco em relação aos adversários, e continuo com essa opinião. No entanto, rodada a rodada o Braga vem se superando e o time tem a oportunidade de mostrar sua força novamente se vencer o Bahia, que também se tornou um peso pesado do futebol brasileiro.
Num campeonato longo como esse, ainda mais quando se tem limitações, é preciso aproveitar o bom momento para pontuar e cumprir seus objetivos. É o caso do Braga, que está fazendo muito além do que se manter entre os 10 primeiros, meta estabelecida pelo clube, conforme declarado pelo técnico Fernando Seabra, no início da competição.
Além do mais, permanecer um mês na liderança, ainda que com uma partida a mais, moralmente traz uma força muito significativa. Mas independentemente de terminar ou não a rodada em primeiro, é preciso que durante essa paralisação a comissão técnica e os jogadores se mantenham muito empenhados e trabalhando com humildade para não relaxar e deixar vir por terra tudo o que construíram no primeiro terço do Brasileirão.
Por ora, nada mal, no Dia dos Namorados, flertar com a tão cobiçada primeira colocação!
SELEÇÃO MAIS COMPETITIVA
Na estreia do técnico Carlo Ancelotti na seleção brasileira diante do Equador, o que se viu foi um time mais organizado defensivamente e mais competitivo. É o mínimo do mínimo que se espera para uma seleção brasileira, que com os técnicos anteriores, Fernando Diniz e Dorival Junior, nem isso vinha tendo. Mas é preciso muito mais criatividade do técnico, que ainda não teve tempo para trabalhar, e dos jogadores, se o Brasil quiser se colocar na Copa em condições de igualdade com as principais forças europeias e principalmente a atual campeã Argentina, que continua tendo o melhor time.
Nesta terça-feira, contra o Paraguai, muito mais que uma vitória e a classificação para o Mundial, que virá mais cedo ou mais tarde, espera-se uma melhor atuação.
BRAGANÇA CADA VEZ MAIS NO MAPA DO FUTEBOL
Por falar em seleção brasileira, mais uma vez Bragança Paulista ganhou os holofotes da mídia ao receber pela primeira vez a seleção principal feminina, num amistoso contra o Japão no Estádio Municipal Cícero de Souza Marques.
Como se não bastasse a vitória brasileira, com a participação de Marta, maior jogadora da história, a partida, com o maior público desde a inauguração da reforma do estádio, atraiu as atenções de todo o país para a cidade e o Red Bull Bragantino.
ATLETAS X JOGADORES
Na semana que se passou pudemos ver uma lição sobre a diferença entre ser um atleta e um jogador de futebol ou qualquer modalidade.
Cristiano Ronaldo deu aula de preparação física e mental, no alto de seus 40 anos, e foi decisivo para o título de Portugal na UEFA Nations League.
No tênis, em uma reação impressionante após perder os dois primeiros sets e salvar três match points no quarto set, o espanhol Carlos Alcaraz, número 2 do mundo, venceu o italiano Jannick Sinner, atual nº 1, por 3 sets a 2, parciais de 4/6, 6/7 (4/7), 6/4, 7/6 (7/3) e 7/6 (10/2), em uma batalha épica de 5 horas e 29 minutos, para conquistar o bicampeonato de Roland Garros.
Esporte de alto rendimento é renúncia, disciplina e ambição!
*Tárcio Cacossi, é jornalista, com MBA em Gestão e Marketing Esportivo.
Clique aqui para conferir as colunas anteriores de Tárcio Cacossi.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky