Coluna Marcus Valle e a eleição de vereadores

Coluna Marcus Valle e a eleição de vereadores

*Por Marcus Valle


Eleição de vereadores

A população em geral não sabe como funciona a questão de eleição de vereadores.

Grande parte das pessoas, acha que se são 19 vagas, e se há por exemplo, 250 candidatos, os eleitos serão os 19 mais votados.

Mas não é assim que funciona. Pela lei eleitoral, as vagas são dos partidos políticos e não dos candidatos.

É necessário que o partido tenha pelo menos um número determinado de votos (coeficiente) para poder eleger alguém (votos dos candidatos, mais os de legenda).

Há muitos exemplos, recentes inclusive, de candidatos que tiveram grande votação e não se elegeram, enquanto outros com votação bem menor tiveram sucesso.

Marcolino (2 vezes com excelente votação e sem se eleger); Bruno Sucesso e Fabio Nascimento (2 vezes); A chapa coletivo do PSOL com 1.800 votos ficou sem vaga.

Comigo aconteceu 2 vezes de ser “prejudicado” por esse critério. Fui em 2004 o 3º mais votado (entre 300 candidatos) na eleição do Jango prefeito (ele ficou em 2º e entrou pela justiça eleitoral). Tive quase 2 mil votos, e nem como suplente fiquei. Na eleição passada, fui o 17º no geral com 720 votos, mas não fui eleito. Mas na minha 1º eleição em 1976, eu fui “beneficiado” pelo critério fui o 23º mais votado e fui eleito entre os 15 vereadores. 

Eleições: Ainda sem quadro definido

Nesse mês de março há a definição dos partidos e inscritos. Quem quiser ser candidato tem que estar filiado em algum partido até o dia 4 de abril.

O problema é que alguns partidos ainda estão sendo “disputados” por forças antagônicas (situação e posição, ou grupo A x grupo B).

Depois de abril, quando os pré-candidatos estiverem todos filiados (quem não se filiou não pode concorrer) é que serão escolhidos os nomes dentre os inscritos.

É muito cedo para termos uma definição geral de quem serão os candidatos a prefeito e vice.

Só em julho – agosto é que saberemos com certeza.

Oposição

Na oposição vejo vários pré-candidatos a prefeito e vice. O ideal seria que se unissem para lançar o mais viável (tanto em termos eleitorais, como em capacitação política – administrativo).

O melhor método, e o mais justo, é uma pesquisa (qualitativa e quantitativa) para se aferir as chances e possibilidades dos pretendentes.

Esse é o critério mais justo, técnico e racional (desde que os pré-candidatos tenham os predicados de competência, probidade e harmonia).

Câmeras: Pela polícia

Pesquisa recente sobre uso de câmeras por PMs em serviço (não em investigações, é obvio) mostra 88% da população favorável e apenas 8% contra.

As câmeras são uma garantia para os policiais (que terão provas de eventuais desacatos, desobediências e resistências), como para os cidadãos em geral.

O único ponto a se ponderar é o custo da implantação. No mérito, é indiscutível.

Bueiros: Questão crônica

Nota-se que com as chuvas temos sérios problemas em relação dificuldade de dispersão das águas pluviais. Muitas ruas ficam inundadas (umas mais, outras menos) e nota-se que o problema são os bueiros – que ou estão entupidos – ou são insuficientes.

Essa questão de vazão de águas pelos bairros é crônica, e ninguém está conseguindo resolver.

Kits escolares

As aulas nas escolas municipais já se reiniciaram há mais de 30 dias. Há atraso na entrega de kits escolares. A reclamação foi feita por alguns pais de alunos. Nos parece que esse problema já ocorreu antes e há atraso devido as licitações. Mas isso não deveria ser previsto?

Red Bull Bragantino

Red Bull Bragantino foi classificado entre os quatro melhores do campeonato paulista.

Vai enfrentar o Santos F.C, para definir quem chega à final.

Me arrisco a dizer que o Red Bull é o favorito (60%), já que o Santos não vive um grande momento, tem um plantel apenas razoável, e teve seríssimas dificuldades para superar o time da Portuguesa (só passou nos pênaltis, e poderia ter perdido o jogo). Mas cada partida tem uma história diferente, e no futebol nem sempre a lógica prevalece.

Na outra semifinal o Palmeiras é favorito (70%) contra o excelente e surpreendente Novohorizontino (que eliminou o São Paulo nos pênaltis em pleno MORUMBIS).

Há quem se lembre da famosa final caipira de 1990, quando Bragantino e Novohorizontino disputaram o título (e o Braga levou).

Há possibilidade de isso ocorrer, estaticamente de 15 a 20%. Mas o mais provável é enfrentarmos o Palmeiras na final.

Estádio já está aterrado

E o Red Bull que teve a autorização para usar o estádio Municipal, já aterrou todo o local (gramado, pista, de atletismo) para fazer as obras. Esperamos que não ocorram atrasos.

Ônibus: Problema crônico

Continuam as reclamações em relação aos ônibus circulares em Bragança. Quebras de veículos e outros problemas são constantes. Nos relatam casos todas as semanas, na quinta-feira na linha Henedina… Santa Helena ônibus quebrou.

Até quando isso vai continuar acontecendo?

Fatos pontuais ocorrem… mas esses problemas são frequentes, em várias linhas

Juro que é verdade

Quando nasceu sua bisneta, cerca de 25 anos atrás, o pai do    engenheiro Enaude Magrini, estranhou o nome que deram para a menina.

Ele é de outra geração, e nomes modernos que não se usavam antigamente e que hoje são considerados belíssimos, parecem estranhos aos mais velhos.

Daí, ele perguntou ao filho:

PORQUE MANUELA?

Enaude aproveitou e respondeu:

JÁ QUE O SENHOR PERGUNTOU… PORQUE ENAUDE?

 

*Marcus Valle é advogado, professor universitário e ex-vereador.

Contato: [email protected]

A Coluna do Marcus Valle é publicada todos os sábados. Para conferir as colunas anteriores basta clicar aqui.

 

📲Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *