Com adesão de apenas 25%, Bragança amplia vacinação da gripe
Iniciada no último mês em Bragança Paulista, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) registra uma baixa adesão dos todos os grupos prioritários. Por isto, a partir desta segunda-feira (15) a Secretaria de Saúde ampliou a imunização para toda população acima de 6 meses de idade.
De acordo com a Prefeitura, a vacina já está disponível nas 29 Unidades de Saúde de Bragança. Inclusive, no período noturno nos postos de saúde que abrem neste período, que são as unidades: Água Clara, Planejada I, Planejada II, Santa Luzia, Vila Davi e Vila Aparecida. O horário estendido de vacinação é até às 21h.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
O objetivo da vacinação é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença de H1N1, linhagem B/Victoria e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou surtos no final de 2021. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Ela tem tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.
APENAS 25% DO PÚBLICO PRIORITÁRIO SE VACINOU
A meta, em todo o país, é vacinar 90% dos grupos preconizados . A previsão inicial, é que a campanha prossiga até o dia 31 de maio. Em Bragança Paulista, até 12 de maio, de acordo com balanço da secretaria Municipal de Saúde foram vacinadas 13,10% das crianças de 6 meses a menores de 6 anos; 22,84% das gestantes; 22,09% das puérperas; 41,86% dos idosos; 26,03% dos professores; 44,36% dos trabalhadores da área da saúde; 0,80% das pessoas com deficiência; 31,51% das pessoas com comorbidades, além de 104 pessoas das Forças Armadas, 33 pessoas de transporte coletivo, 84 caminhoneiros e 50 das Forças de Segurança e Salvamento.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter