Com adolescentes, Bragança imuniza 95% com primeira dose

Em seu último balanço, divulgado neste domingo, 12, a Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista informou que foram aplicadas 137.529 doses de vacinas contra COVID-19 em primeira dose e 85.758 unidades de segunda dose ou dose única.

Inicialmente, a Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças informou ao Em Pauta que a população maior de 18 anos, elegível para receber a vacina era de 125.420 pessoas. Posteriormente, este número foi atualizado para 130.000 pessoas. E, agora, com a inclusão de adolescentes de 12 a 17 anos, a meta foi expandida para 144.300 pessoas ao todo, incluindo 14.300 adolescentes.

Isto indica que 95,30% do público total já foi imunizado com a primeira dose e 59,43% com a segunda dose ou a dose única.

PORQUE ATINGIU 100% DE 18 ANOS OU MAIS?

Quando Bragança atingiu a marca de mais de 100% de vacinação para aqueles com 18 anos ou mais, muitos foram os questionamentos, visto que ainda é comum o relato de pessoas que não receberam nenhuma dose.

E em recente entrevista, a secretária municipal de Saúde, Marina de Fátima Oliveira, explicou: “Nos vacinamos lá no começo, trabalhadores dos hospitais que eram de Bragança e de fora de Bragança também. Profissionais de saúde que trabalhavam nas Unidades de Saúde do município”.

“Também vacinamos as pessoas que fazem diálise no município, no HUSF e na clínica particular”, completou. “Além destes, os estudantes da área da saúde, que fazem estágio no município de Bragança Paulista, que ficou determinado pelo Estado”, concluiu.

Vale lembrar, que o último Censo Demográfico realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ocorreu em 2010. Em 2021, foi adiado em razão da pandemia. Havia a expectativa da realização de um novo Censo em 2022, todavia, um corte de verba do Governo Federal no Orçamento de 2022, pode inviabilizar mais uma vez o estudo. De acordo com a Agência Brasil, dos R$ 2 bilhões iniciais, restaram apenas R$ 53,3 milhões. O corte de recursos levou o IBGE a cancelar a realização do Censo, com verba insuficiente até para o treinamento dos técnicos.

18 ANOS OU MAIS

Na última semana, sobre pessoas com 18 anos ou mais que ainda não se vacinaram, a secretária municipal de Saúde, Marina, afirmou que: “ainda tem rescaldo, estamos aguardando chegar mais doses, para abrir novo agendamento”.

Somente para o público de 18 anos ou mais, sem contar os para idades superiores, foram abertos 8 agendamentos, nos dias 9,16,18,21,23,25,30 e 31 de agosto. Em setembro este público ainda não foi contemplado.

QUEM MAIS CONSEGUE SER VACINADO AGORA?

Na noite deste domingo, 12, ainda havia horários disponíveis no site da Prefeitura para o seguinte grupo:

• terceira dose de idosos de 85 anos ou mais vacinados até 13/3.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.

No Em Pauta, você encontra notícias atualizadas sobre o avanço da COVID-19 em Bragança Paulista, Atibaia e região,

Quer receber notícias atualizadas de Bragança Paulista, bem como região no celular? Entre no grupo de WhatsApp do Em Pauta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *