Com enfermaria lotada e UTI no limite Bragança tem mais 305 casos suspeitos e uma morte

Com enfermaria lotada e UTI no limite Bragança tem mais 305 casos suspeitos e uma morte

Depois de dias sem atualização o boletim de hoje, 18, da Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista trouxe o registro de mais 305 notificações de casos suspeitos de COVID-19. Com enfermaria SUS lotada e UTI no limite, o município registrou entre os casos suspeitos a morte de uma idosa, de 83 anos, que faleceu ontem, 17.

Ela estava em leito de enfermaria e em nota, a Secretaria de Saúde lamentou a morte. O resultado do exame ainda é aguardado.

Com mais estas 305 notificações de casos suspeitos, após o feriado de Carnaval, o município aguarda o resultado de 486 exames. Destes, 469 pacientes estão em isolamento domiciliar, 15 estão internados e dois morreram.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Balanço das mortes

Somente no boletim de hoje, a Prefeitura de Bragança Paulista atualizou o número de óbitos. A vítima nº139 é o médico cardiologista João Vono Nikolitz, de 66 anos. Ele faleceu na segunda-feira, 15, e o Em Pauta já havia divulgado o falecimento.

O mês de janeiro é o recordista no número de falecimentos em decorrência da COVID-19, desde o início da pandemia. São 23 mortes registradas em um único mês.

Em 2020, os meses que mais registraram mortes em decorrência da COVID-19 foram agosto, bem como setembro, com 21 mortes confirmadas em cada um dos meses.

Fevereiro já tem 13 mortes confirmadas e duas em investigação.

Das 139 vítimas fatais da COVID-19 desde o início da pandemia, 70 pacientes que vieram a óbito eram homens, bem como 69 eram mulheres. Além disso, 27 vítimas fatais tinham menos de 60 anos. Já as outras 112 vítimas tinham 60 anos ou mais.

As internações

O boletim de hoje da Secretaria de Saúde indica que o número de internações voltou a subir. Hoje são 39 moradores de Bragança Paulista internados, tanto em leitos SUS como particulares.

Ao todo, 24 pacientes já têm confirmação de coronavírus.  Além disso, 15 pacientes aguardam internados os resultados dos exames.

Já com relação à taxa de ocupação dos leitos regionais de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Sistema Único de Saúde (SUS) o boletim indica, aliás, que houve aumento das internações. As UTIs estão no limite. A subiu de 83% para 93% da ocupação.

A taxa de ocupação de leitos de enfermaria também subiu absurdamente. Foi de 60% para 103%. O que indica que além dos leitos disponíveis para COVID, há pacientes em outros leitos.

Vale lembrar, que ambas as taxas se referem a leitos regionais SUS, ou seja, leitos que atendem Bragança Paulista e mais 10 cidades da região. Ao todo o SUS disponibiliza 31 leitos de UTI, sendo 16 leitos no HUSF, 10 na Santa Casa de Bragança e 5 na Santa Casa de Socorro. Já quando o assunto são enfermarias são 30 no total, sendo 30 na Santa Casa de Bragança Paulista.

Outros números

Desde o início da pandemia, a Prefeitura realizou 18.520 notificações ao Ministério da Saúde, bem como realizou 39,360 testes.

Ao todo, 9013. casos foram confirmados até agora sendo que destes 7320  pacientes estão recuperados. Além disso, 1530 pacientes ainda estão em isolamento domiciliar, 24 estão internados e 139 morreram.

O município aguarda o resultado de 486 exames, sendo que destes, 469 pacientes estão em isolamento domiciliar, bem como 15 estão internados e dois pacientes morreram.

O boletim de hoje também indica o descarte de 259 casos da doença.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Já para conferir a lista de pessoas vacinadas no município acesse: https://bragancaempauta.com.br/confira-aqui-lista-atualizada-de-vacinados-em-braganca-contra-covid-19/

Quer receber nossas notícias no celular?
É só clicar aqui: WhatsApp do Jornal Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *