‘Como desenvolver com sustentabilidade’ é tema de palestra

‘Como desenvolver com sustentabilidade’ é tema de palestra

Nesta terça-feira (26), a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região Bragantina promove a palestra ‘Como desenvolver com sustentabilidade o território em que vivemos’, com Paulo Miotta

O evento é gratuito, mas com vagas limitadas. Interessados em participar podem enviar mensagem para o WhatsApp 11 97669-7112. O evento tem início às 18h e a sede da entidade fica na Avenida Europa, 1015, no Jardim Europa.



Engenheiro eletricista com mestrado junto a Universidade Federal de Itajuba, Paulo Miotta possui especialização em políticas públicas pela Unicamp e Unifesp. Ele foi prefeito de Amparo e secretário municipal de administração de Bragança Paulista, bem como de Finanças de Atibaia. Atualmente é consultor de políticas públicas do Sebrae/RJ e FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Durante a palestra, Paulo Miotta abordará os fenômenos estruturais pelo qual passamos no  século XXI.  “Destacamos três: uma forte mudança demográfica e um acentuado envelhecimento da população; uma mudança estrutural caracterizada por sociedade industrial urbana para uma sociedade de serviços com tendência tecnológica, tendo como consequências uma desterritorialização e desvalorização da identidade local, gerando uma acentuada desigualdade socioeconômica; e mudanças climáticas”, diz.

O palestrante também explica que, no Brasil, a aprovação recente da reforma tributária trará impactos importantes para os municípios e que neste contexto, e considerando o anacronismo do federalismo brasileiro, entendemos que uma nova produção de cidade e um novo marco regulatório do uso do solo são centrais para a implantação de políticas públicas que possam garantir qualidade de serviços públicos à população para as próximas décadas.

“Um novo modo de fazer gestão dos novos gestores públicos com a participação da sociedade cível é o desfio contemporâneo: pensar fora das fronteiras do município, construindo uma nova cooperação federativa entre os municípios”, diz o palestrante.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *